sábado, 30 de junho de 2012

Invencível ???



Pois é.Se fossem precisas mais provas aqui fica uma que muita gente não acreditaria ver nesta altura do campeonato !O todo poderoso Usain Bolt,talvez o melhor e mais superior atleta do mundo nesta altura,acabou de ser derrotado nos campeonatos nacionais do seu país,Jamaica,terra onde existe talento de sobra entre os sprinters.O seu compatriota Blake com uma corrida surpreendente fez a 4ª marca de sempre e avisou os «colegas» Bolt e Assafa Powell que nos jogos de Londres não vão ser favas contadas. Atletas invencíveis...só mesmo nos filmes !!!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O Escandâlo aconteceu...



Eu avisei que o sorteio deste ano do quadro de singulares masculinos não tinha sido nada meigo para com os tops. Nadal que até costuma ter os deuses da fortuna com ele neste aspecto,tinha mesmo o quadro das rondas iniciais mais dificil. Porém nunca imaginei que o numero 2 do mundo e um super competidor iria ontem prematuramente ser eliminado pelo jogador numero 100 mundial !um verdadeiro escândalo mas uma boa noticia para o ténis. Ganhar sempre os mesmos não é bom para a evolução de uma modalidade e para a maior competitividade da mesma.Há quantos anos isto não sucedia ? Agora só falta Djokovic ou Federer perderam entretanto para o escândalo ser completo.Dos ultimos 28 torneios do grand slam só 1 (?!) não foi ganho por estre trio (Del Potro no Usa open de 2009). Esmagadora esta estatistica.
Ontem foi um aviso.Primeiro que as «lendas» começam verdadeiramente a descer (naturalmente)em termos competitivos. Depois,para todos os outros jogadores do circuito acreditarem que num dia bom podem bater o trio. Ontem Lukas Rosol teve o dia mais importante da sua vida desportiva e a sua maior vitória.Porquê ?Simplesmente porque acreditou nisso e teve um dia em que tudo correu pelo melhor. Sem espinhas.E agora ?

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O verdadeiro Homem de Ferro



Aí está o fenomeno do mês !Eu diria que é uma das grandes proezas do ano em termos de performance desportiva.Não é todos os dias que é batido um recorde do mundo.E ainda por cima do Decatlo!Foi isso que o americano Ashton Eaton fez no domingo nos trials americanos que serviram de qualificação para seleccionar a temivel equipa americana para os jogos de Londres. Se já é incrivelmente dificil ser seleccionado numa equipa deste nivel...imaginem o que será fazê-lo e pelo meio «trazer» para casa um recorde do mundo !Será que este homem ainda terá energia para estender a forma por mais 40 dias até Londres ??? Essa será a grande duvida. Depois de na época de inverno Eaton ter ganho o mundial de pista coberta no Heptatlo,agora veio o recorde do mundo na prova rainha.Para completar uma época perfeita e de sonho só falta mesmo o titulo olimpico ! Como curiosidade fica aqui a performance do atleta completo:


-  100m, 10.21 sec,  1,044 points
-- Long jump, 8.23m, 1,120.
-- Shot put, 14.20m, 741.
-- High jump, 2.05m, 850.
-- 400m, 46.70 sec, 973
-- Day 1, 4,728 points.
-- 110m hurdles, 13.70 sec, 1,014.
-- Discus, 42.81m, 722.
- Pole vault, 5.30m, 1,004.
-- Javelin, 58.87m, 721.
-- 1500m, 4:14.48, 850.
   - Day 2, 4,311 points.

Isto é algo perfeitamente assombroso.A marca no comprimentos por exemplo é minimo A para os jogos nesta prova...Elucidativo ou não ?



Os Irmãos triatlo



O que é que se pode fazer? Os manos Brownlee,Alistair e Jonathan, são um fenómeno. Já aqui referi diversas vezes que estes dois triatletas estão num nivel perfeitamente estratosférico e a roçarem a perfeição.Ontem em Kitzbuhel deram mais uma demonstração do seu poderio e superioridade actual sobre todos os outros.Para variar o homem que completou o pódio e o unico que ainda consegue «preocupar» os manos foi mais uma vez o espanhol Javier Gomez.
Fica a faltar pouco mais de um mês até ao dia mais esperado do ano no triatlo ou seja a realização da prova que irá definir o campeão olimpico.Muitos apontam uma possivel surpresa na linha do que sempre aconteceu nas anteriores 3 edições onde o triatlo fez parte do programa.Eu não acredito muito sinceramente.A superioridade deste trio sobre os restantes é tal que é quase um «crime» que um deles não seja o campeão.E os manos têm 70 % de favoritismo nesta quota.Agora...tudo pode acontecer na vida e no desporto. Pela amostra neste que foi o ultimo teste para a esmagadora maioria dos atletas podemos concluir que há os manos,o Gomez.os Russos e os Alemães. Aqui estarão as medalhas.
De qual forma nada disso invalida que eu afirme que o Alistair Brownlee é o melhor triatleta do mundo na distância olimpica e muito possivelmente o maior talento que já alguma vez apareceu.O irmão Jonathan,mais novo,e por isso também menos experiente é outro «diamante» ainda mais em bruto.Conseguirá ele suplantar o irmão nos tempos mais próximos ? Ou irão «reinar» à vez ? Eu estou absolutamente rendido a estes maravilhosos triatletas. São autênticas máquinas de competição !!!

sábado, 23 de junho de 2012

Wimbledon...Parte 1 !



É já segunda que começa o torneio mais «aristocrata» e porventura mais prestigiado do mundo.Wimbledon tem muita história e requinte.Este ano com os jogos olimpicos a realizarem-se em Londres já em Agosto os tenistas que não «vingarem» agora no grand slam terão nova oportunidade de brilhar na relva onde dessa vez lutarão por medalhas. Temos por isso este ano...Wimbledon a dobrar !É claro que o torneio que agora vai começar é mesmo aquele que mais interessa.Quem não quer ter na carreira um titulo aqui ?
Este ano eu diria que não há um claro favorito.Mas obviamente que a coisa deverá andar para variar entre o trio poderoso (Federer,Nadal e Djokovic)com a possivel intrusão habitual da eterna promessa Andy Murray.Para já o quadro sorteado foi muito interessante,já com primeiras rondas bem rasgadinhas e dificeis para os favoritos.Vai ser bem interessante.
É de todos os grand slams aquele que eu menos gosto mas...vou estar bem atento !

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um novo fenomeno ???



Este fim de semana que passou disputou-se mais uma etapa da ITU World Cup desta vez em Banyoles na região catalã de Espanha. A esmagadora maioria dos«big guns» ficou em casa pois este fim de semana há uma prova muito importante em Kitzbuhel referente às dextro series onde aí sim já vão estar os grandes nomes que irão fazer provavelmente o derradeiro teste para Londres.
Desta prova há a destacar apenas o aparecimento de mais um atleta que vale a pena observar.O americano Lucas Verzbicas,já campeão do mundo junior de triatlo,venceu a corrida nos elites e mostrou que poderemos ter aqui um futuro campeão de elites. Não é todos os dias que no triatlo aparece alguém que corre a milha abaixo de 4 minutos !!!!!Sim sim...4 minutos. Ou seja...isto é um rapazinho que corre facilmente os 1500 mt para baixo de 3m33s !Conclusão : Se o americano conseguir evoluir na sua natação temos aqui alguém capaz de colocar muitos problemas aos irmãos Brownlee !

Sangue quente





As imagens já foram muito vistas esta semana e por isso este acto  insólito já não é uma novidade. Mas para um adepto fervoroso de ténis como eu sempre fui e serei é impossivel deixar isto passar.Quem segue a modalidade há muitos anos sabe perfeitamente que por exemplo comparando com o futebol,que agora em tempo de Euro está no auge,a violência não tem comparação e aquela tensão que se vê quase sempre durante os jogos não tem praticamente existência no ténis.Talvez só num encontro ou outro da taça davis se possa assistir a algo minimamente parecido. Daí estas imagens que aconteceram este fim de semana em Queens terem tido o destaque que tiveram em todo o mundo.E claro...só podia ser um argentino ou um parente próximo (leia-se chileno ou dali próximo)a cometer tal loucura. David Nalbadian foi uma das maiores promessas mundiais enquanto junior (chegou a ser nº1...)e porventura a maior entre muitos na gigante Argentina.O seu talento fazia prever uma carreira brilhante mas infelizmente uma série infernal de lesões prolongadas deram cabo disso e fazem dele um tenista apenas brilhante a espaços.Agora Nalbadian vinha paulatinamente recuperando nos rankings e estava à porta do Top 30 preparando-se para tentar entrar nos 20 melhores do mundo.O seu feitio como bom argentino e latino que é nunca foi o melhor.Domingo na final de Queens em relva perante Cilic e enquanto liderava claramente o encontro uns segundos de frustação e furia trataram de o desqualificar merecidamente do jogo,perdendo a final e o prize money e ficando para todo o sempre com a imagem de treslocado ! Perante um pobre e assustado juiz de linha que além de ter ficado incrédulo e magoado na perna ficou também marcado para sempre como personagem deste filme o ténis mostra que também tem os seus momentos «hardcore».E esta hein ???

terça-feira, 19 de junho de 2012

O heroi do momento



Acreditem que foi um dos dias mais felizes em termos desportivos que vivi no domingo.Foi com emoção que acompanhei os últimos kms da 9ª e ultima etapa da volta à Suiça deste ano.A 2 semanas do tour muita gente de grande nível foi fazer os ultimos testes à forma.E estamos a falar de ciclistas do nivel de Franck Schleck, Robert Gesink,Leiphemer,Nieve,Kreusiger ou Nicholas Roche por exemplo.E o Rui Costa que após uma espectacular vitória na 2ª etapa sobre Schleck havia ficadocom a amarela defendeu a liderança até ao fim conquistando espectacularmente a volta à Suiça que é só a 4ª prova por etapas mais importante do mundo a seguir ao Tour,Giro e Vuelta, prova de nivel world tour e um cartão de apresentação que de certeza servirá para que o nortenho seja a partir de domingo ainda mais cobiçados pelas melhores e maiores equipas do mundo ! Eu bem que avisei.Este rapaz e o Tiago Machado são dois ciclistas muito acima da média.Têm todas as condições para a curto prazo poderem liderar uma boa equipa de nível mundial.Embora com características diferentes ambos possuem valor para chegar a um top 10 numa das grandes voltas e quem sabe ganhar algumas provas clássicas.Porque não?
Para já temos o Rui Costa a subir para o nº13 do ranking mundial e com nova possibilidade de brilhar no tour onde o ano passado já fez história ao ganhar uma etapa.Depois de vermos um ciclista do nivel de Alejandro Valverde a trabalhar para o Rui será concerteza a vez dele retribuir a excelente colaboração do seu chefe de fila para que ele possa fazer uma volta à frança de acordo com as suas credenciais.
Portugal felizmente não é só futebol muito embora também fique entusiasmado com o que a selecção vai fazendo por terras polacas e ucranianas!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Demasiado bom...

Num campeonato épico com ondas absurdamente boas só podia ganhar mesmo o melhor.Há 3,4 atletas no mundo que são uma espécie de extra terrestes.O seu talento natural é tanto que é praticamente impossivel atingir o seu nivel principalmente quando eles estão a fazer o seu normal.Pois Kelly Slater está nesse grupo restrito (junto a Armstrong,Bolt ou Phelps...).São demasiado bons para ser verdade.Ontem nas ilhas Fidgi o mestre com 40 anos (será ?!)deu uma lição ao seu provavel sucessor,o brasileiro Medina (18 aninhos a rebentar de talento).Inacreditável classe...

O aviso...

Está feito o aviso.Bradley Wiggins é um sério candidato ao tour.Ok...faltam 2 semanas e o tour não é propriamente o Dauphine Libere mas o britânico está cada vez melhor e mais consistente.A grande incognita vai ser mesmo saber se ele aguentará a alta montanha numa prova de 3 semanas.E aí Schleck,até mais do que Cadel Evans,irá ter um papel decisivo.Serão os ataques do homem do luxemburgo onde irá estar a chave da corrida.E se de Evans já sabemos que é o mais completo faltará perceber se Wiggins vai ter mesmo pernas para se defender a subir.E se as tiver...vai ser muito complicado destroná-lo !

A máquina

E vão 7 !!!Mais um recorde batido pela geração de ouro do ténis mundial.Depois de Federer veio Nadal e logo a seguir Djokovic.Um puxa pelo outro e assim sucessivamente.O resultado é devastador.Recordes e mais recordes.Agora foi Nadal a conquistar como era esperado mais um torneio de Roland Garros.O 7º titulo em 8 anos!!!Deixou para trás um tal de Bjorn Borg.Rafael Nadal é uma máquina de passar bolas humana.Já o disse várias vezes.É provavelmente o melhor desportista do mundo em termos mentais e de certeza o melhor de sempre na história de Espanha.Ontem ainda sofreu um pouco pois do outro lado estava o actual numero 1 do mundo que é outro atleta daqueles ! Mas que sorte para o ténis ter 3 atletas a jogar ao mesmo tempo com esta qualidade incrivel.Nunca houve nada assim.E ainda têm uns anos pela frente...

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Gladiadores...

Eis o que são estes tenistas de topo em Roland Garros:Gladiadores!Aqui só ganham mesmo os mais resistentes fisica e mentalmente.A terra batida não dá grandes chances aos menos pacientes.É preciso muita consistência,muita margem nas pancadas,uma condiçaõ fisica de topo,garra e uma mentalidade de «rocha». Se nas senhoras houve logo um grande escândalo no inicio do torneio com a eliminação supreendente da Serena Williams aos pés da veterana francesa Virginia Razzano (!?)e que foi para mim uma das maiores «zebras» dos ultimos anos,nos homens como é hábito a coisa andou como de costume.Afinal o trio de ouro (vencedor de 28 dos ultimos 29 grand slams !!!)esteve na meia final com a companhia do David Ferrer pois mais uma vez Murray falhou pois falta sempre ali qualquer coisa.Não houve grande surpresa quanto aos finalistas que são o nº1 e o nº2 da atualidade. E sinceramente desta vez muito dificilmente haverá surpresa na final pois Nadal é o rei da terra batida e ainda por cima está numa forma devastadora derrotando os seus adversários implacavelmente.Djokovic apesar da sua força mental precisará de um milagre no domingo...e ele sabe-o.Se por acaso conseguir esse feito fará história ganhando os 4 «majors» seguidos !Se Nadal voltar a ganhar como prevejo será...a sétima vitória em Roland Garros !Um feito impressionante do melhor jogador da história em terra batida e do melhor desportista que alguma vez vi em termos mentais. O verdadeiro gladiador !!!!! Uma palavra para Federer que aos 30 anos ainda consegue arranjar forças para chegar às meias na terra «vermelha».E vão 32 meias finais de grand slams!Um recorde impressionante do melhor jogador da história. Já não dá é para bater Djoko ou Nadal em 5 sets... Na final feminina teremos uma espécie de David contra Golias! A «pequenina» italiana Errani,que já ganhou o torneio de pares femininos hoje,procura uma incrivel dobradinha na sua estreia em finais neste nivel.Do outro lado temos a toda poderosa Sharapova.Agora que agarrou novamente e ao fim de 4 anos (?!)a liderança mundial,está mais forte que nunca.Goste-se ou não do estilo (e eu não gosto)tenho que admitir que a russa trabalha no duro e com uma intensidade que impressiona.Merece ser a nº1 neste momento e é favorita para a final de hoje. Mas...tem a palavra a irrequieta lutadora italiana.E se jogar como jogou na meia final...as chances aumentam.Mantenho a aposta : Nadal e Sharapova reis em França 2012. Veremos este fim de semana...

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Antecâmara do Tour

O video diz quase tudo!Todos os anos por esta altura o Criterium Dauphine dá o primeiro «cheirinho» ao Tour.Praticamente todos os grandes favoritos à prova francesa fazem este teste até porque algumas etapas desta prova são «quase» cópias do que irão apanhar mais à frente. Temos Cadel Evans,Andy Schleck e Bradley Wiggins que são para mim os grandes favoritos a vencer o tour.Mas temos também nomes como Niballi (este ano aposta no tour...),Tony Martin,Richie Porte,Voeckler,Millar,Menchov...o nosso Tiago Machado que está cada vez melhor e mais completo,Bruno Pires que está um Sr «aguadeiro» etc etc etc. Esta semana já vai dar para termos uma ideia do que virá em Julho.Para já vemos Evans e Wiggins muito afinados, o «cínico»(e perigossisimo) Andy Schleck aparentemente ainda não em forma mas a testar-se para fazer a diferença nas montanhas francesas.Este ano sem Contador vai ser diferente.Bem diferente.E Bradley Wiggins tem uma séria hipotese de ser o primeiro britânico a vencer o tour !Mas eu como habitualmente apoio o Cadel Evans.Será que vai conseguir defender o titulo ?

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Um caso sério !

Ao inicio muitos pensaram : Lá vem o gajo brincar aos triatlos.Outros com eu não foram tão longe: Lá vem o Mr Armstrong testar-se,afinal estar em casa parado ou a ver tv no sofá não é para ele!Até pode ser que faça umas coisas giras... Muito poucos realmente,eu diria quase ninguém,conseguiria prever que Lance Armstrong aos 40 anos,e depois de uma carreira intensa,vitoriosa e desgastante como ciclista profissional do mais alto nivel,regresaria às suas «raízes» ingressando no triatlo longo e com resultados que simplesmente o colocam directamente em luta directa com os melhores do mundo !!!O americano é de facto uma força da natureza.Em poucos meses observou,treinou,aprendeu e...venceu !Agora foi o 70.3 do Hawai.Será premonitório? Ok. Um Half não é um Ironman.É «apenas» metade e a «outra» metade tem muito mistério,treino e ciência.Mas há alguém agora que tenhas duvidas que ele pode ter êxito ?Eu não.Eu tenho é «medo» do que este sobredotado possa vir a fazer no Ironman! Para o triatlo mundial e o longo em particular foi o melhor que podia acontecer.Lance traz competição e traz uma visibilidade que anos e anos de marketing não chegariam !Mal posso esperar para a estreia em Nice.E aí já vamos ter uma ideia mais clara do estrago que ele pode vir a fazer em Kona ! Tenham medo...