quinta-feira, 30 de maio de 2013
Fiji ! Agora sim...
Há pois ! A etapa brasileira foi boa e tal (pelos atletas e a competição, não pelas ondas ) mas agora vem aí outra coisa. Nas ilhas Fiji só quem tem unhas toca guitarra. Aqui não há espaço para «brincadeiras» e de certeza que a qualidade das ondas vai ser muito muito acima da média. E obviamente que,pelo que se tem visto,o nivel de surf e da competição vai ser super ! Quem ganhará a etapa ? Quem ganhará balanço para a discussão do titulo mundial de 2013 ? Vejo pelo menos uns 5 ou 6 atletas com capacidade para isso! Que começe o «show»...
Ciclismo à antiga
Como grande «amante» do ciclismo tenho que fazer já inicialmente uma ressalva. Há já muitos muitos anos que não assistia a um conjunto de etapas tão complicadas e espectaculares onde a figura quase mitológica do ciclista sofredor e verdadeiro herói tenha ficado tão estampada. Realmente á que ser justo com estes grandes atletas. É preciso muitas e muitas horas de treino,esforço,sofrimento e dedicação para enfrentar tão duros desafios em condições extremas e chegar «vivo» para no outro dia enfrentar tudo novamente.
Se há algo que se destacou neste Giro foram as condições meteorológicas absolutamente terriveis que aliadas a um percurso como é tradicional durissimo fizeram desta prova uma das mais duras de sempre.
Vicenzo Niballi dominou como quis de fio a pavio e começa a parecer que temos aqui um verdadeiro potencial vencedor do tour nos próximos anos !Mostrou maturidade,uma condição fisica impecável e uma supremacia que jamais chegou sequer a ser posta em causa. Depois tivemos a «armada» colombiana em grande com Rigoberto Uran a fazer 2º e com Betancur,Atapuma,Sergio Duarte e Henao a brilharem a grande altura (Eu já tinha avisado..). A fechar o pódio tivemos um Cadel a passar mal nos ultimos dias mas a mostrar que poderá estar muito bem no tour e um Scarponni já com alguma veterania (assim como Evans) a demostrar se fosse preciso que a qualidade ainda está lá. Depois vem toda uma nova geração que vai dominar o ciclismo a curto prazo (encabeçada pelo polaco Niemiec...).
Três semanas de ciclismo à antiga que impressionou no pior mês de Maio das ultimas décadas impróprio para andar em bicicletas a 40 à hora a subir e descer montanhas de quase 2000 metros ! Heróis pois...
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Para a elite de barba rija
Nem precisa de comentários. Daqui a mês e meio veremos aqui onde o percurso não deixa lugar a mentirosos quem é que é o verdadeiro rei da montanha ITU :)))
terça-feira, 21 de maio de 2013
Aerial Time
Como dizem os surfistas...«estou a ficar um ganda PRO » !!! E porquê ? Simples. Referi que normalmente a etapa tem as piores ondas do ano. Acertei. Referi que em compensação tem a «torcida» mais entusiasta do ano. Acertei. E não referi da ultima vez mas já aqui o referi que Adriano Sousa o «mineirinho» é o melhor surfista brasileiro da actualidade e um sério pretendente ao titulo de campeão do mundo o que seria algo inédito e épico ! Um animal competitivo o pequeno brasileiro cheio de garra e com um surf cada vez mais variado,radical e bonito. Desta vez foi à final onde perdeu para o regressado (finalmente) Jordy Smith. O sul africano com uma compleição fisica mais parecida com um jogador de basket ou coisa do género é sem duvida um dos maiores talentos do surf mundial (vice campeão em 2010...). E está em super forma ! Merecida vitória num campeonato que apesar de ter tido em 80% do tempo ondas fracas valeu pela qualidade dos competidores que transformam o nada em algo espectacular ! Kelly Slater perdeu nos quartos e Joel Parkinson na 3ª ronda... A competição é cada vez mais feroz. E o nivel tremendo.
Aquilo já não são aéreos. São ginastas em cima de tábuas de surf ! Parece fácil.
Agora o circuito vai para as ilhas Fiji e aí não há nem más ondas...nem pequenas !!! Uiiiii...
Monstro !
E pronto. Foi Madrid e agora foi Roma.2 torneios Master Series adicionado a Indian Wells. Que Nadal é o melhor jogador que até hoje apareceu em terra batida não é novo.Que é o atleta mais forte que alguma vez vi na vida em termos de mentalidade também já aqui o referi várias vezes (talvez Armstrong nos seus tempos aureos antes da «desgraça» estivesse lá perto nesse aspecto). Agora fazer o que Nadal está a fazer novamente este ano e principalmente após ter estado lesionado 8 meses fora do circuito é algo quase sobrenatural.
Após o regresso á competição não houve torneio algum onde não fosse à final. E só em duas delas é que foi batido e numa pelo nº1 mundial Djokovic !!! 10 vitórias e apenas 1 derrota (a tal com o sérvio) este ano contra jogadores do Top 10 !!! A tarefa de hercules que todos os anos o leva a esticar a corda durante a temporada de terra batida está mais uma vez quase completa. Falta o mais dificil:o 8º titulo em Roland Garros ! São mais de 8 anos ao mais alto nivel,com competição durissima e perante uma geração de jogadores excelentes. Nadal já tem lugar nos deuses do olimpo do ténis sem duvida !!!
O «Deus» maior mordeu o orgulho após a derrota invulgar e prematura em Madrid perante um top 20 e em Roma foi até à final fazendo uma bela semana. Aqui chegado e sabendo do monstro que tinha pela frente (devolve tudo e mais alguma coisa) arriscou um ténis atacante (e bem) só que ainda por cima não estava nos seus dias. Foi «passado a ferro» mas sai de cabeça levantada e à espera que um bom quadro em Roland o leve novamente até uma meia final ou por aí. Depois...logo se verá o que o monstro deixará para os outros...
sábado, 18 de maio de 2013
Yokohama...normal !
Previsivel até mais não ! Desta vez veio o irmão «ET» mais novo Jonathan e naturalmente venceu.A seguir o melhor triatleta do mundo «humano» naturalmente fez 2º (Javier Gomez). Finalmente e mais uma vez naturalmente (felizmente) o João Silva pela 3ª vez consecutiva fechou o pódio e fez 3º. Há aqui uma clara separação dos diferentes niveis dos atletas entre o super competitivo mundo ITU o que, se não deixar de espantar um pouco, mostra que há realmente atletas com um talento acima do normal nesta geração. Os irmãos Brownlee são os melhores que até hoje competiram nesta exigente modalidade e neste formato olimpico em particular. O espanhol Javier Gomez é o melhor e mais consistente daqueles que parecem humanos e são vulneráveis e com falhas. O João Silva é um extraordinário atleta que todos os anos vem evoluindo paulatinamente e que muita orgulha o triatlo nacional que nunca teve um atleta masculino deste calibre ( pois a Vanessa no feminino foi um...ET ).
E vão assim as coisas que diga-se no lado feminino tem muito mais piada pois nunca se sabe quem pode ganhar determinada prova. Até antigas corredoras de pista podem ganhar provas consecutivamente !
O João lidera o ranking mas naturalmente e até ao fim do ano se tudo correr normalmente irá ficar no 4º lugar final. A não ser que um dos «prodígios» tenha um azar e o João consiga um surpresa ! Não é impossivel dadas as váriaveis que podem suceder com lesões e afins...
O «destruidor» Giro
É certo que o Giro já está quase a entrar na ultima semana. Mas era imprescindivel colocar aqui o belo trailer efectuado para promover a edição de 2013 ! O Giro fica ali no meio entre o todo poderoso Tour,rei do charme e considerada a corrida mais importante e prestigiante do mundo do ciclismo, e a muitas vezes «sensaborona» Vuelta que tem anos muito interessantes e outros completamente falhados.
Mas pelo para mim a corrida por etapas que dá a volta à bela Itália tem algo que nunca falha. Esta é uma prova para homens de barba rija.O percurso é sempre diabólico, as condições meteoreológicas são quase sempre adversas(o maroto mês de Maio...) e o naipe de corredores é sempre de primeira linha embora nunca chegue à excelência da «irmã» francesa.
Este ano a prova mais uma vez não está a desapontar ninguém ! Dureza,dureza e mais dureza.Etapas corridas como se fossem clássicas e os efeitos estão aí. Temos já derrotados vários pesos pesados de um calibre do Bradley Wiggins ou de Ryder Hesjedal ! Outros como Scarponni, Di Luca ou Samuel Sanchez já estão fora da luta pela «maglia rosa» pois a veterania não perdoa. E a geração que agora começa a amuderecer a sério começa a dominar estas provas que são as mais duras do mundo ! Nibali está no ponto, Gesink todos os anos melhora um pouco e uma nova geração encabeçada por Rigoberto Uran (os colombianos de que falei à uns tempos atrás...)Niemiec, Pozzovivo,Santambrogio ou Benat Intxausti invade o top 10 ! A excepção é um senhor chamado Cadel Evans que depois de um ano de 2012 para esquecer parece que aos 36 anos quer voltar a ser jovem e anda na luta pela vitória ! O problema é que a semana destruidora a sério ainda só vai começar hoje...
Os 4 portugueses presentes no «martirio» vão tentando sobreviver e desempenhar o seu papel dentro da equipa. Bem o Tiago Machado a fechar o Top 30 e a espreitar um final nos primeiros 25. Os outros vão evoluindo e sentindo na pele a dureza de uma prova que na alta montanha chega a ser violenta !
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Já na água...
Mais uma etapa do circuito teve inicio ontem. Depois da perna australiana agora as «bagagens» mudam-se para o Brasil mais propriamente para a cidade maravilhosa,lugar onde em 2016 vão ter lugar os jogos olimpicos ! Kelly Slater e Joel Parkinson são de novo os grandes favoritos porém com forte oposição da armada brasileira motivada pela vitória de Adriano Sousa na ultima etapa ! Interessante sem duvida na etapa mais contrastante do circuito pois tem porventura a torcida mais numerosa e fervorosa mas por outro lado costuma ter as ondas de pior qualidade nunca se sabendo muito bem com o que se pode contar !
Subscrever:
Mensagens (Atom)