segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Isto será tenis ?



Pois é a pergunta que eu faço.Aquilo que se assistiu no domingo durante 5h50 minutos na final masculina do open da austrália será tenis ?Eu acho que é qualquer coisa parecida mas a verdade é que vende!Vamos por partes.Primeiro que tudo desculpem-me a arrogância mas eu acho que de ténis percebo qualquer coisinha.Sou um seguidor fiel da modalidade há mais de 20 anos,sou um estudioso da matéria e inclusive tenho formação como treinador, dei aulas e já fiz uns anitos de competição meio a brincar meio a sério.E continuo a «devorar» ténis o ano inteiro. E isto vem a propósito da minha opinião que deverá ser pouco consensual :O ATP e afins que são as organizações que dirigem o ténis atual estão a vender o «produto» e diga-se que na verdade a coisa tem corrido bem.Nos sites do record e da bola por exemplo a noticia desta final ganha pelo Djokovic tinha mais de 100 comentários !!! Como?Isto nem algumas noticias do mundo diário do futebol!Incrivelmente já ouvi pessoas a falarem deste jogo no café, nos transportes publicos e até no meu trabalho onde não predominam propriamente os «desportistas». Ou seja domingo o mundo soube desta façanha e da luta titânica de dois tenistas até ao limite por quase 6h00 !Objectivo cumprido pois o lucro é grande. E aqui vem a parte que considero a verdadeiramente positiva.A modalidade expande,é falada em todo o lado e os miudos também quer ser como o Nadal,o Djokovic ou o Federer. Mas em termos desportivos puros a coisa não é bem assim.Acontece que neste momento o ténis tem uma geração de ouro onde 2 tenistas são dos melhores desportistas do mundo a nivel fisico e de certeza mental.Dificilmente encontramos em todas as outras modalidades alguém com este «binomio» tão forte como Djokovic e Nadal têm. Aquilo é uma capacidade fora do comum ! E eles em court não fazem a coisa por menos.Vão aos limites dos limites e o espectaculo é garantido.
Mas aquilo será ténis pergunto eu outra vez armado em chato ?É porque as condições estão assim criadas para favorecer as caracteristicas deste tipo de tenistas : OS PASSABOLAS !Os courts sintéticos já não são rápidos, as bolas não andam o que deviam e quem não tiver fisico para andar a correr durante longas horas esqueça titulos importantes.Os tenistas clássicos e de fino recorte técnico ficam assim em clara desvantagem.Cada vez se sobe menos à rede com medo de ser passado e mesmo o serviço já não faz aquela mossa. Resumindo o ténis caminha a passo largos para ficar como outras modalidades : Muito fisico e pouco técnico.Eu acho ,e não sou só eu,que devia de haver um equilibrio.Por isso é que existiam pisos rápidos e pisos lentos.Agora até Wimbledon e asua relva parecem uma terra batida verde! Assim Djokovic é incontestado numero 1!Está no auge das faculdades fisicas, é suficientemente bom tecnicamente para aguentar os melhores e é mentalmente cada vez mais forte. Nadal já não é aquilo que era em termos fisicos e é o exemplo vivo do desgaste que este novo estilo criou !O jogador de 25 anos mais velho do mundo!Para mim ele já nem aprecia muito jogar.Aquilo é mais obrigação.Mentalmente e já o referi várias vezes Nadal não é humano. Mas o desgaste está lá e a cabeça começa a dar sinais de forte desgaste também a esse nivel.
Que não haja duvidas : Com estas condições estes dois «gigantes fisico-mentais» serão imbativeis por mais uns tempos.Só que também não vão durar até aos 30.Não tenham duvidas disso. Esta final foi exactamente aquilo que eu esperava. Luta e mais luta mas muito pouco ténis de qualidade.Não confundir com emoção.Essa esteve a 200%.Dois colossos neste aspecto...e nas manhas!Há ali muito truque escondido que só quem já vê isto há muito tempo repara.Mas com o estatuto adquirido nem os arbitros nem ninguém consegue agir !
Prognostiquei uma final masculina Federer-Murray.Errei nos dois! Mas nas condições normais com bolas a andarem normalmente...seriam os finalistas sem duvida.Só que mentalmente e fisicamente tanto o suiço como o britânico estão longe dos finalistas.E isso fez toda a diferença principalmente em encontros disputados è melhor de 5 sets! Valeu-me a final feminina onde Azarenka felizmente mostrou que vem aí uma numero 1 a sério.Mesmo assim nos «gritos» Sharapova ganhou nos decibeis irritantes. A russa é outro caso de mentalidade muito forte e uma máquina de devolver bolas possante.Só que Azarenka jogou ténis e trouxe o titulo para casa !
Decepções ? Tsonga (como é que é possivel ???) e Serena (uma profissional de prestigio não pode vir com muito peso a mais competir...).Prémios revelação : Nishikori (afinal o Japão também tem ténis !) e Makarova ! O ano promete. E as pernas do Nadal e do Djokovic ainda devem estar a doer muito muito...

Sem comentários: