quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Atleta do ano 2013



Bom. Aqui, apesar de como, habitualmente, terem havido grandes performances fiz a minha escolha baseado no ano de Janeiro a Dezembro e não num particular período do ano ou competição. Daí ser o atleta do ano ! Neste critério só encaixavam 4 ou 5 atletas que nas suas modalidades simplesmente dominaram o panorama internacional em 2013.
Dentro desta elite a minha escolha recolheu naquele que fez o «comeback» do ano e que tantas vezes elogiei aqui no blog. Um atleta cujas capacidades físicas e mentais juntas são uma combinação muito mas muito raro que fazem com que ande no topo da elite mundial do desporto há mais de 8 anos.
Chama-se Rafael Nadal , já é considerado pela maioria o melhor atleta até hoje da história de Espanha (e que história este País já tem a este nível lembrando atletas como Indurain, Fermin Cacho, Ballesteros, Alonso, Gasol, Javier Gomez , Marc Marquez , Pedrosa, Jorge Lorenzo etc etc etc )e que fez um ano de 2013 absolutamente estratosférico. Vindo de uma paragem superior a 6 meses Nadal iniciou a época logo em Fevereiro por terras chilenas em torneio de terra batida. Até Novembro onde terminou em Londres a época no Masters perdendo na final com Djokovic , Nadal impressionou tudo e todos com a conquista de 10 torneios ATP sendo que 2 deles foram Grand Slams (Roland e US Open) e 5 Master Series tendo ainda feito mais 4 finais onde não saiu vencedor. Um total de 82 jogos efetuados com apenas 7 derrotas sendo que 3 delas foram com o ex numero 1 mundial Djokovic !
Impressionante é dizer pouco.
Outros atletas houve que tiveram um ano fantástico. Qualquer um deles vai ficar na história do desporto mundial e alguns chegarão mesmo ao estatuto de lendas. Eis o meu top 10 de atletas do ano de 2013 e não digam que não é «ecléctico»:

1 - Rafael Nadal (Ténis )
2-  Chris Froome( Ciclismo )
3-  Usain Bolt (Atletismo)
4-  Sebastian Vettel (Formula 1)
5-  Serena Williams (Ténis)
6 - Shelly- Ann Fraser (atletismo)
7 - Javier Gomez Noia (Triatlo)
8 - Cristiano Ronaldo (futebol)
9 - Missy Franklin (natação)
10- LeBron James ( Basquetebol)

E tantos atletas incriveis ficam de fora como Patrick Makau, Mo Farah, Bondarenko, Mick Fanning, Kelly Slater, Djokovic, Rui Costa, Nibali, Horner, Van Lierde, Jonathan Brownlee, Mirinda Carfrae, Messi, Katie Ledecky, Ruta Meilutyte, Sun Yang...todos gente de um talento incrivel e com um ano de 2013...de sonho!
O que nos esperará em 2014 ?!...

Sem comentários: