domingo, 21 de março de 2010

Tadesse - eu já tinha avisado...

Hoje em Lisboa Zersenay Tadesse, o pequeno eritreu de 1m60 de altura, cumpriu aquilo que havia prometido. Com uma corrida verdadeiramente impressionante onde nem as lebres aguentaram o andamento pretendido Tadesse bateu o recorde do mundo da meia maratona estabelecendo a marca de 58m23s !!! Menos 10 segundos do que o já fabuloso recorde anterior de Samuel Wanjiru .
Já tive a oportunidade de ver a corrida gravada e fiquei realmente abismado com a façanha. Uma coisa é ter lebres a trabalhar até aos 15 , 16 km e depois arrancar. Outra é começar a esticar a partir dos 8 km e fazer 13 em contra relógio tendo no final direito a nova marca mundial ! Eu já tinha avisado que este homem é o melhor fundista da actualidade a seguir aos intocáveis etiopes Bekele e Gebresselasie ! O queniano Kitwara que eu também mencionei foi naturalmente segundo ofuscado pela corrida brilhante do adversário. Mesmo assim faz 59m47s ! E eu que corri a prova até acho que não estavam as condições perfeitas com a temperatura ligeiramente acima do ideal para se correr uma meia.
Quanto há minha prova na qual eu depositava grandes expectativas acabou por ser um dia muito muito mau. As pernas pesaram chumbo a partir dos 12 km e logo aí vi que o tempo que tinha na cabeça ( e acho eu nas pernas ) era impossível de fazer hoje. A dada altura desliguei e até andei um pouco já depois dos 17 km o que é muito raro de me acontecer. Tento perceber o que correu mal e a unica razão que encontro é o facto de não ter recuperado ainda da carga forte das ultimas 3 semanas. Não bastaram 3 dias a rolar 30 minutos para as pernas estarem ok infelizmente. De qualquer forma não há drama algum. O que não faltam são provas por aí. É importante é identificar o porquê de eu estar a fazer muito bons treinos e não estar a conseguir fazer o transfer para as provas. As ultimas 3 ou 4 provas têm sido sempre muito abaixo daquilo que sei que posso fazer. A que continuar a treinar cada vez mais e melhor e de certeza que os resultados irão aparecer. A propósito hoje acabei por fazer um tempo de 1h22m qualquer coisa. Há dois anos atrás quando andava a treinar muito pouco tinha sido bem bom. Nesta altura posso dizer que foi mau. Mesmo mau !

5 comentários:

david caldeirao disse...

quer dizer que foste só "treinar" ;-)
há dias bons e dias menos bons, não penses muito nisso....
está na hora dos triatlos!!!

Ricardo Francisco disse...

Grande David : Eu bem tentei competir mas as pernas só me deixaram fazer aquilo. Acabou no fundo por ser um treino mais duro. Ao fim e ao cabo os kms ficam.
Agora sim virão os triatlos. Possivelmente a estrear aí para os teus lados. Mas a partir de Maio só vai dar mesmo triatlo !
Abraço

Miguel Tavares disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
luis mota disse...

Para a começar a época até nem está nada mau. Agora, com o treino, será sempre a subir.
Grande abraço,
Luís mota

Miguel Tavares disse...

Eliminar comentários é feio....