sábado, 5 de novembro de 2011

Parada de estrelas



É já amanhã que se realiza mais uma edição de uma das maiores e mais prestigiadas maratonas do mundo não fosse ela realizada na cidade que nunca dorme. Nova York é e será sempre uma das «capitais» deste mundo globalizado em que vivemos.Logo nunca poderia ter uma maratona «modesta». Com um orçamento gigante a prova atrai naturalmente muitos dos maiores maratonistas da actualidade pois os $$$ para prémios de presença e de classificação são muitos e tentadores.Esta é pois a principal razão para ter um lote de atletas tão fantástico à partida.No reverso da medalha temos o percurso que não é de todo rápido e nunca proporcionou tempos rápidos à elite que os procura noutras paragens.Quem vai a Nova York vai pelo dinheiro e prestigio. Marcas de grande relevo mundial são colocadas de parte. Mesmo que algum homem fizesse 2h07m (!?)em Nova York seria fantástico mas em termos mundiais apenas bom.Ao nivel que isto chegou mesmo as qualificações de atletas para os jogos está num nivel estratosférico (vide o Quénia...).
Bom...quanto a atletas ficamos já conversados. Vejam só.Homens :Gebre Gebremariam a defender o titulo,Emmanuel Mutai vencedor este ano em Londres e vice campeao do mundo,Matthew Kisorio em estreia com 58m46s à meia como PB..., o velho e consistente marroquino Garib,Geoffrey Mutai um possivel recordista do mundo a curto prazo,o campeão europeu suiço Viktor Röthlin, o pequeno etiope Tsegaye Kebede, homem de 2h05 ganhador em Londres em 2010 e bronze nos jogos de Pequim...e uma série de mais de 15 atletas de elite de optimo nivel ! Chega ? Não. Nas senhoras ainda é melhor :
Das excelentes russas Abitova e Gobomolova,às etipes Dado,Buzunesh Deba e Demissie, às portuguesas Jéssica Augusto e Dulce Félix (pelas quais vou «sofrer»)até a melhor maratonista do mundo Mary Keitani e sua compatriota e vencedora em Boston Caroline Kilel até à muito aguardada Werknesh Kidane ou à estreia da americana Lauren Fleshman entre muitas outras Nova York tem este ano a melhor start list feminina do ano !!! Globalmente é provavel que a tenha também pelo menos em quantidade. E depois temos mais de 40000 atletas amadores,uns mais a sério outros mais a brincar, que farão daquele final arrebatador no central park mais um evento a não perder este ano!
Dá em directo no eurosport e tudo ! Querem mais e melhor ???

Sem comentários: