quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Top Desportivo 2011



Mais um ano que termina e com ele as vitórias e derrotas,as emoções e o dramatismo e acima de tudo a espectacularidade dessa coisa a que chamamos desporto com as imagens belas e os momentos incriveis que produz.Em relação a 2011 o «game» está praticamente «over».Eis o que na minha opinião mais marcante ficou nestes ultimos 12 meses com os melhores,revelações,acontecimentos e tudo mais...
DESPORTISTA DO ANO MASCULINO- Aqui não houve grandes duvidas ! Foi o ano NOVAK DJOKOVIC.Então até meados de setembro o dominio do magnifico tenista sérvio foi demolidor.A partir daí o corpo já não aguentou tanto e «Nole» pareceu finalmente humano!De qualquer forma ficaram no bolso 3 torneios do grand slam e mais uma série deles do master series além de um 6-0 em finais mano a mano com...Nadal! Sintomático.
Outros destaques foram o excelente corredor queniano de 800mt David Rudisha (1derrota a época toda ??!!!,o nadador americano Ryan Lochte (ofuscou Phelps...),o eterno Kelly Slater (11ºtitulo mundial...),outro eterno «voador» Sebastian Loeb (e vão 8 titulos mundiais...),o prodigio alemão da formula 1 Sebastian Vettel,o incrivel belga das clássicas ciclisticas Philip Gilbert,os deuses do futebol Leonel Messi e Cristiano Ronaldo e o alemão Nowitzki que levou os Dallas ao titulo da NBA. Estes foram a elite da elite !

DESPORTISTA DO ANO FEMININO -Mais dificil de destacar alguém mas penso que é justo colocar a queniana Vivian Cheruiyot no topo pois vencer os 5000mt e os 10000mt nos mundiais não é para todos.Fora a sua invencibilidade o resto do ano! Depois temos a tenista Petra Kvitova (Wimbledon e o Masters feminino),a barreirista australiana Sally Pearson (curiosamente só falhou uma vez) que esteve assombrosa,a espantosa «Ironwoman» Chrissie Wellington,a italiana nadadora Pellegrini e a velocista americana Carmelita Jetter !Foram as super atletas do ano !

REVELAÇÕES - A maior foi sem duvida o jovem velocista jamaicano Yohan Blake que colocou o colosso Usain Bolt em sentido e foi mesmo campeão do mundo dos 100 mt após a barraca do ano com a falsa partida de Bolt.Depois temos o super maratonista Geoffrey Mutai (futuro recordista do mundo ??!),o espanhol Juan Jose Cobo inesperado vencedor da vuelta e o lutador de MMA Jon Jones um incrivel talento que há 4 anos atrás nem sequer lutava e hoje é campeão do mundo na sua categoria de peso !!!

EQUIPAS DO ANO- O Barcelona no futebol é uma coisa do outro mundo!E o Porto de Vilas Boas andou lá perto !A Espanha no ténis recuperou a Davis Cup num fim de semana mágico.A Nova Zelândia venceu naturalmente o mundial de rugby e a BMC Racing esteve soberba na defesa de Cadel Evans até à vitória no Tour.A Citroen no mundial de rallys e a Red Bull na formula 1 continuam a esmagar os adversários !

DECEPÇÕES DO ANO -Uiii!Murray continua na mesma...Bolt para um ET falhou e de que maneira na final de 100 mt (embora depois tenha corrigido as coisas),a WTA tem uma numero 1 de ténis de «plástico» e Phelps afinal não é um tubarão.E Javier Gomez também não teve uma época famosa no triatlo.Mas a maior...chama-se Andy Schelck !Com tudo para vencer o tour arrisca-se a ser mesmo o eterno segundo !Com reticências pois ainda é bastante novo mas...

PERFORMANCE DO ANO - Duas clarinhas. Primeiro o magnifico Ironman Hawaiano deste ano com uma prova absolutamente brilhante de Craig Alexander aka «Crowie» !Depois o «natural» recorde do mundo de Patrick Makau em Berlim na maratona. Aliás a nova geração de maratonistas quenianos são para mim os super atletas do ano !!!

EVENTO DO ANO - Aqui vou puxar a brasa há minha sardinha e tentar ser dentro disso justo :1- A final da taça davis em Sevilha 2-O acidentado Tour deste ano 3-A etapa do ASP em Peniche com condições de sonho 4- O Ironman do Hawai principalmente pela emoção na prova feminina 5- A maratona de Boston com performances incriveis que (inexplicavelmente para mim )não contaram...

E 2012 como será ?

Performances do ano -

Sem comentários: