sexta-feira, 23 de março de 2012

O fenómeno Meia Maratona Lisboa



É certo que já havia atletismo popular e de competição muito antes da primeira edição da meia maratona de lisboa que se realizou em 1991.Mas não era bem a mesma coisa!E porquê?Primeiro porque não havia nada tão mediático e que pudesse ser difundido pelos «media» como nos dias de hoje e segundo porque não havia nenhuma prova que conseguisse trazer tantos dos melhores atletas do mundo como a meia do Sr Moia consegue. Junte-se isso ao aliciante de atravessar a ponte 25 de abril uma vez por ano a pé e temos uma massa de corredores crescente ano após ano. Eu que acompanho esta prova desde a sua primeira edição tinha eu 14 anos(!),pois passava e passa muito perto da casa da minha Mãe,sei bem do que falo.A evolução tem sido a todos os títulos notável e os anos passam e a corrida não pára de crescer!Imaginam quantas pessoas começaram a correr,por lazer ou a competir,só por causa desta prova em particular ? Eu diria que foram e são milhares delas!É só constatar do numero crescente de pessoas que começamos a ver a correr na rua a partir de Fevereiro e que se questionadas respondem logo que andam a treinar para a meia maratona de Lisboa!Ok...a grande maioria vai para a mini.Essa também sempre foi a minha crítica.Mas hoje em dia acredito que além das pessoas acharem que correr e fazer exercício já é importante há também muito mais gente disponível para desafios!E para muitos lançar-se a correr uma meia maratona é como subir ao Evereste !A motivação fica lá em cima e toda aquela envolvência e festa ajuda que o «projecto» de atleta se ajude a formar !
Eu obviamente que estou fartinho de fazer a corrida e já não é isso que me motiva.Além de estar ainda infelizmente proibido de correr dada a minha lesão (que paciência...)estou também mais motivado para ficar de fora a registar todos os momentos da elite mundial que uma vez por ano nos visita!E faço a prova de bicicleta a acompanhar os primeiros(já o fiz umas 3 vezes)e a ficar simplesmente abismado com o ritmo fenomenal que os africanos colocam!Aquilo é sempre a 22 km hora ! De resto foi através da meia que tive o privilégio de estar ao pé de atletas como o Gebre, Tergat, Martin Lel, Garib,António Pinto,Tadesse, Tecla Lorupe,Fernanda Ribeiro etc etc etc. Em resumo...alguns dos melhores atletas de sempre do fundo mundial! E este ano não vai ser diferente! Domingo há festa em Lisboa ali para os lados de Belém.

Sem comentários: