terça-feira, 23 de outubro de 2012

Nova geração !



Mais uma edição do maior espectáculo do mundo em termos de desporto de resistência. Somos cada vez mais a gostar disto aqui pelo País e cada vez mais malta se interessa e quer desafiar a distância. O mitico Ironman do Hawaai continua e continuará a ser a referência. Foi aqui que tudo começou e onde estão as raízes do que na altura se julgava ser uma aventura de uns malucos para ver quem seria o homem de ferro! O doido dos doidos. Pois bem. O que começou por ser uma «aventura» não acessivel ao comum dos seres humanos já é hoje em dia um desafio de milhares e milhares de atletas que buscam nisto a procura dos seus limites fisicos e psicológicos,a busca do seu «eu» interior e do ir cada vez mais longe e mais rápido.Um pouco afinal como a história da maratona que era no inicio o «bicho papão» e hoje não passa muitas vezes de mais uma corrida no calendário de muitos corredores por esse mundo fora. É certo que são sempre desafios especiais mas todos já têm noção de que com trabalho,organização e preserverança a coisa faz-se com sucesso.
Já fazer o Ironman para 8 horas e pouco é outra história e só está ao alcançe dos melhores dos melhores. Este ano Kona provou que há uma nova geração que chegou para dominar o panorama mundial. O que continua patente é a superioridade e tradição australiana no dominio da prova hawaina. E vão 6 anos seguidos com vencedores do País dos cangurus ! Desta vez foi Pete Jacobs, que já o ano passado tinha ameaçado,a vencer sem grande surpresa.Tinha apostado num dominio alemão que a nivel colectivo aconteceu (4 nos 6 primeiros)mas que não deu para ganharem individualmente com a estranha natação de Andreas Raelert a deitar tudo a perder. Ainda foi 2º mas não deu para mais. Outra estrela em ascensão foi o belga Van Lierde  confirmar que no dia certo ele ganhará Kona ! Nas senhoras Leanda Cave surpreendeu as adversárias ao não quebrar na corrida e deixou mais uma vez Carolina Steffen com o 2º lugar e Mirinda Carfrae com o ultimo do pódio.
Não podia deixar de referir os portugueses. Todos em plano excelente,até mesmo o mais experiente e que teve a prova menos conseguida mas que se sacrificou para «ajudar» o herói do dia : Márcio Neves. O Márcio na sua estreia na ilha gostou tanto do ambiente que foi campeão do mundo do seu escalão Ag (24-29) e 4º Ag no global . Simplesmente genial. Não é que o talento do homem fosse desconhecido.Quem anda no meio sabe que o Márcio é um talento puro. Agora chegar,ver e vençer a não sei quantos kms de casa numa prova desta dimensão...só posso dizer : BRILHANTE MÁRCIO ! BRILHANTE....

Sem comentários: