domingo, 2 de dezembro de 2012

O justo nº 1



E assim terminou mais uma época no circuito mundial de ténis que foi apenas e só uma das melhores de sempre! Se há modalidade que está em alta e de boa saúde essa modalidade é o ténis. 2012 foi um ano extremamente competitivo,emocionante e com uma qualidade nunca vista. Se Federer foi possivelmente o tenista de 2012 pelo regresso aos titulos de grand slam,a nº1 do mundo por mais uma série de semanas e à medalha de prata em Londres, Murray foi finalmente a confirmação do possivel nº1 a curto/médio prazo! Ganhou finalmente um titulo do grand slam (US open ), a medalha de ouro olimpica e foi finalista em Wimbledon só perdendo para um super Federer ! Já Nadal teve até meio do ano nota muito alta. Varreu mais uma vez a temporada de terra batida com um 7º titulo em Roland Garros (?!) e teve uma final perdida mas possivelmente o jogo do ano em Melbourne contra Djokovic no open australiano. Depois veio a lesão e não jogou mais caindo para nº4. Um autêntico carrossel. Chegamos então ao sérvio que termina o ano a ganhar o Masters e novamente como nº1 mundial. E porquê ? Apenas porque voltou a ser o jogador mais consistente e sólido durante a época. E isso é muito. Voltou a repetir 2011 era praticamente impossivel mas Djokovic defendeu-se muito bem e consegue defender a liderança mundial perante forte oposição. Grande !
Destaque especial para a soberba temporada de David Ferrer. Cada vez melhor com o passar dos anos e já vai na casa dos trinta. Regular,humilde e possivelmente o jogador mais trabalhador do circuito mundial Ferrer é um desportista e tenista simplesmente exemplar.
Outros destaques na época vão para o gigante Del Potro e para Berdich apesar da sua habitual irregularidade. Quanto aos portugueses temos finalmente o Gastão Elias a subir e a mostrar porque é o mais talentoso tenista português em actividade e um João Sousa supreendentemente a entrar no top 100 com um trabalho verdadeiramente bem feito. Machado e Gil eclipsaram-se este ano e o tempo começa a escassear para eles. Mas também sejamos justos. Já muito deram ao ténis português.

Sem comentários: