terça-feira, 18 de agosto de 2009

Campeonatos do Mundo Atletismo

O nivel como era esperado tem sido altíssimo. Arrisco-me a dizer que no global as marcas têm superado as de Pequim o que é de salutar pois muitas vezes o ano pós olimpico é complicado para os melhores atletas mundiais ! Mas também por isso mesmo temos assistido a grandes surpresas com campeões olimpicos a serem inapelavelmente batidos nas suas disciplinas !
Não foi o caso de Usain Bolt que nos 100 metros provou que é o maior velocista de todos os tempos. A sua marca de 9.58 é para mim o recorde mais incrivel da história do atletismo até aos dias de hoje superando o de Mike Powell no comprimento ( 8,95 mt). Não falo nos recordes femininos de 100 mt, 400mt, 800mt ou 10000 mt pois não acredito que algum deles tenha sido batido em condições «normais» ou seja por senhoras e sem doping !
Destaco pela positiva o grande Bekele, já o maior e mais completo fundista de todos os tempos, a espectacular prova de peso masculino de longe a melhor de sempre, a quase imbativel marchadora Olga Kaniskina, a enorme força da natureza que é a Neozelandesa Valerie Vili no peso feminino, a grande prestação apesar de derrotado de Tyson Gay com a 3ª marca de todos os tempos e recorde americano, a garra de Marta Dominguez que bem podia ser um exemplo para muitas atletas nacionais a quem lhes falta esta furia de vencer e acreditar da espanhola, a dobradinha já esperada das Jamaicanas nos 100mt femininos, e a grande dobradinha polaca na vara feminina até agora a maior surpresa destes mundiais !!! Uma palavra também para a grande Sanya Richards que finalmente fez juz ao seu grande valor, á grande Steffi Nerius campeã aos 37 anos ainda por cima em casa e á corrida espectacular de 3000 mt obstáculos com Ezequiel Kemboi e o françês Tahri ( recorde europeu e bronze ) em grande destaque. O Inglês Idowu lá conseguiu derrotar o nosso Nelson Èvora ( este país não merece atletas deste calibre de tão ingrato que é...) e fazer uma marca excelente e por isso mesmo merece também um aplauso !

Pela negativa e começando pela maior decepção só poderá ter um nome : Elena Isinbaeva !!!
Quem pensa que existem atletas imbativeis ontem fica a prova que isso é falso. E diga-se que para o bem da evolução neste caso da vara feminina a derrota da russa foi uma boa noticia. Agora já ninguém vai pensar que só luta parao 2º quando ela está presente !
A queniana Jelimo que o ano passado dominou os 800mt como quis desta vez apresentou-se em Berlim como uma atleta banalissima ! O que terá ido lá fazer ??? Muito estranho...mesmo !
Voltando às russas tanto Lebedeva no triplo como Galkina nos 3000mt obstaculos foram 2 flops ! Defar e Abeylegesse nos 10000mt desiludiram muito principalmente a turca enquanto a cubana Menendez foi uma sombra do que era á uns anos no dardo !!!
Quanto á delegação portuguesa penso que até agora tem tido uma prestação muito boa embora a desilusão do Rui Silva ( numa qualificação para a final terrivel ) e uma corrida sem pés nem cabeça do Rui Pedro Silva nos 10000mt ( onde é que ele ia aos 5000mt naquele ritmo ??? )
Nelson Èvora foi o costume. Uma máquina apesar da prata ( estamos mal habituados ), a marcha principalmente feminina esteve super, nos 10000 mt femininos estiveram muito muito bem assim como nos 3000mt obstaculos ! Falta...Naide Gomes ! Será Ouro ? Bem que merecia !!!

Sem comentários: