segunda-feira, 19 de abril de 2010

19ª Corrida Metro



Ontem numa manhã muito chuvosa mas com uma temperatura agradável fui como previsto correr mais uma edição da corrida do metro na distância de 15km. Num percurso que me pareceu fácil e bem rápido, apesar das enormes poças de água devido aos fortes aguaceiros que foram caindo,tinha previsto um plano de corrida cauteloso.Isso pressupunha que efectuasse uma saída controlada e tentasse subir de ritmo ao longo da prova.Tenho a perfeita noção que nesta altura tenho efectuado mais e melhores kms de treino e principalmente nos treinos específicos da semana disponho de dados que me vão permitindo ter alguma confiança e noção que a forma está a subir. Este semana que passou curiosamente nem diminuí por aí além a quilometragem de corrida e até nadei alguma coisa e pedalei outro tanto. Apenas a intensidade tinha sido menor.
Ora assim sendo ontem de manhã as pernas aparentavam estar frescas. Depois de um aquecimento normal de cerca de 25 minutos foi altura de partir. O 1ºkm foi controlado como previsto e se calhar até demasiado lento. 3m50s ! A partir daqui e desde a altura que saímos da zona do campo grande até entrecampos coloquei um ritmo seguro que me pudesse dar alguma sensação de conforto sem chegar perto dos limites pelo menos até aos 10km. A verdade é que aos 5km passei com 18m15 sem problemas e aos 10 em 36m00 ainda mais à vontade.Demasiado à vontade diria eu. Foi só aos 12km ( provavelmente muito tarde ) que resolvi abrir mais a passada e sofrer um pouco. Não deu para caçar o meu amigo Vitor Rego que me derrotou pela 2ªvez consecutiva desta vez por 10 segundos ali mesmo à minha frente mas já deu sim senhor para o assustar e o fazer crer que se ele não se põe a pau na próxima eu reduzo a diferença de 2-0 ! Acabei em 54m07s com muita força e com muito alento para o que aí vem. A forma começa a aparecer. Finalmente !
A prova do metro tem a particularidade de dar óptimos prémios e é por isso que as inscrições limitadas a 1200 atletas esgotam num instante. Por outro lado o pelotão que por lá aparece é de respeito com atletas de 1ª linha e com a maioria dos melhores veteranos do nosso pelotão que andam que não é brinquedo. Não admira que eu com 54 pouco tenha ficado em 62º com 59 homens e 2 senhoras à minha frente !
É por isso é que eu digo que quando pensamos que estamos a treinar muito e é duro e tal devemos pensar que há sempre muita gente a fazê-lo...mais e melhor! Essa deve ser uma forte motivação...para quem tem algum espírito competitivo dentro de si. E isto vale para quem faz 45minutos ou 2 horas !

3 comentários:

david caldeirao disse...

54' aos 15km!?!?!? queres ver que agora és corredor!!!
para quando um triatlo a sério?
deves estar a nadar que nem um prego...., mas deixa lá, recuperas na corrida!!!
forte abraço

luis mota disse...

Grande desempenho Ricardo.
Esta é uma marca reveladora de muito trabalho e, como dizes, finalmente deu os merecidos frutos.
Grande abraço,
Luís Mota

Anónimo disse...

grande prova amigo.estou certo que a proxima corrida vai ser melhor e que vais encurtar o resultado em relaçao ao teu amigo vitor rego.la te espero no 1maio.1 abraço.rc