segunda-feira, 21 de março de 2011

Zersenay Tadese - O «Mr Half Marathon »



Mais uma edição da melhor e maior prova de atletismo que se disputa em Portugal anualmente : A meia maratona de Lisboa. Um aglomerado enorme de atletas à partida da ponte 25 de abril que mais parece um exercito disposto a tomar de assalto a bela cidade de Lisboa. Com muita pena minha este ano fiquei a ver a reportagem da rtp que como de costume apostou mais no circo do que em propriamente acompanhar o desenrolar da prova. Afinal «só» costumamos ter presentes alguns dos melhores corredores do mundo da distância ! Como se isso não fosse normal todos os fins de semana em Portugal...enfim ! É melhor mostrar os carrinhos de bébé, os bimbos que só neste dia resolvem aparecer (à andar tranquilamente claro)os mascarados e os que querem ser engraçados à força ! Eu acho aquilo tudo uma espécie de circo mas isso sou eu que até detesto o circo.Ainda bem que a esmagadora maioria vai para participar na festa mas também para usufruir de uma bela manhã de actividade fisica e não para aparecer...senão aquilo não valia a pena !
Falando dos elites e confirmando que a presença de Wanjiru este ano foi só um rumor (e que falta ele teria feito...)houve um festival Tadese e os outros ! O eritreu realmente é daqueles casos em que a distância «encaixa» no atleta. Se na maratona já fez 2 tentativas completamente falhadas, na meia maratona (que é uma coisa bem diferente )o homem é sem duvida o melhor do mundo ! Sozinho desde os 7km Tadese completou a prova em 58m30s a apenas 7s do recorde mundial por ele obtido aqui mesmo o ano passado. Tivesse ele tido alguma oposição (mas quem ? ) ou ajuda e muito possivelmente o recorde teria novamente caido. Recorde diga-se que já é assombroso! Só vejo neste momento um homem com capacidades a medio prazo de chegar lá perto : Kenenisa Bekele e quando se decidir dedicar à estrada se é que alguma vez o fará!
Grande destaque também para a prova feminina que este ano teve um nivel excelente! As 6 primeiras baixaram todas da 1h10m! E com a cereja no topo do bolo a ser o excelente recorde nacional da Ana Dulce Félix com 1h8m33s a morder os calcanhares à etiope vencedora Aberu Kebede ! 5s apenas! Grande Dulce a mostrar que nas senhoras as europeias e não africanas ainda têm uma palavra a dizer !
Nos homens não há qualquer hipotese. Destaco o meu amigo Sérgio Silva que provou se duvidas houvesse que além de ser um dos melhores duatletas do mundo é um possivel maratonista de futuro.Eu já lhe tinha dito. Acreditas agora Sérgio ? Porque não pensar nuns jogos olimpicos a representar Portugal na maratona ? Eu acredito que se quiseres podes ir lá ! Mais uma grande prova dele (2º português a 1s do Feiteira)e dentro da 1h04m com condições longe das ideais para bons tempos (excepto para os africanos que andam em qualquer piso,clima,hora,cidade etc )...

Sem comentários: