domingo, 4 de setembro de 2011

Espectaculo de alto nivel



UAUUU! Que semana diabólica. Daegu teve um dos melhores campeonatos do mundo de atletismo a que alguma vez assisti e já foram muitos!Foi bem acima das minhas altas expectativas e sempre em crescendo terminando com um fabuloso recorde do mundo da também fabulosa e unica equipa de estafetas de 4x100 mt da Jamaica!E sem o lesionado Assafa Powell que é só o detentor da melhor marca deste ano na distância mesmo depois dos mundiais!!!Estes mundiais tiveram de tudo.Tudo mesmo.Emoção,drama,grandes performances,desilusões e um nivel elevadissimo !2012 com os jogos promete mais !
Torna-se dificil destacar alguém ou alguma prova mas vou arriscar.Escolhi a enorme vitória da russa Zaripova nos 3000 mt obstaculos «destruindo» a concorrência africana com um ritmo demolidor logo desde o inicio.Sem espinhas e com todo o mérito!
Depois houve muito quénia no meio fundo e fundo feminino com Vivian Cheruiyot a dobrar com êxito nos 5000mt e 10000mt!Uma prova de 100 mt barreiras do outro mundo com a australiana Sally Pearson a fazer uma das melhores marcas de sempre, a russa Savinova a arrasar nos 800 mt na casa do 1m55s,Carmelita Jetter a coroar-se rainha da velocidade com 2 ouros e uma prata,uma prova de 400 mt de alto nivel,os lançamentos do dardo e martelo com concursos espectaculares,a eterna Valerie Adams a revalidar o titulo novamente acima de 21 mt, Abakumova no dardo a «vingar» a derrota em Pequim e a fazer a 2ªmarca de sempre (!)apesar da grande replica de Spotakova !E falta mencionar a melhor marchadora da actualidade (ou de sempre ?)a russa Kaniskina.

Surpresas ou nem por isso : Amantle Montsho nos 400 mt a confirmar, Fabiana Murer na vara a subir e a derrotar todas as europeias,Chicherova na altura a derrubar Vlasic e Chernova no heptatlo a derrotar a favorita Jessica Ennis.Totalmente nesperada a vitória da americana Jessica Simpson nos 1500 mt!!! Confirmaram o favoritismo Brittney Reese no comprimento e Edna Kiplagat na maratona. Desilusões ? Também as houve como sempre:A etipe Defar,a russa Isinbaeva, a cubana Savigne no triplo e a Maryam Jamal nos 1500mt foram as mais evidentes. Mas o que fica é um campeonato imenso e felizmente uma bela prestação das atletas portuguesas. Susana Feitor no seu 11º campeonato do mundo (!!!!!)foi 6ª !As suas colegas Ana Cabecinha e Inês Henriques foram 7ª e 10ª respectivamente. Ana Dulce Felix foi 8ª na final dos 10000mt super competitiva,Naide Gomes mesmo limitada foi 10ª no comprimento! Penso que ninguém defraudou as cores nacionais.E volto a frisar.O nivel foi muito alto.
Amanhã falo dos homens onde o espectaculo também foi nota dominante...

Sem comentários: