terça-feira, 19 de março de 2013

Plano de ataque

Agora não há como voltar atrás ! A não ser que algo corra muito mal e haja um imprevisto muito grande (cruz credo)na zona do meu cérebro onde são tomadas as decisões foi unânime : Vais te lançar no desafio a que te propuseste e vais conseguir o teu objectivo !
Assim sendo houve que PLANEAR pois não acredito em lançar-me numa coisa destas sem ter as coisas minimamente estruturadas. Agora já entrei na fase do FAZER ! E essa é mesmo aquela que custa mais e a chave do êxito. Planear a coisa de «rabinho» sentado na secretária em frente a um monitor e a «imaginar» o que será é mais ou menos fácil. Depois do papel passá-lo lá para fora onde agora está frio,chuva,agreste, escuro e tudo menos convidativo para efectuar qualquer exercicio fisico é que é (muito) complicado. Para isso há uma condição fundamental para o êxito : GOSTAR DAQUILO QUE SE VAI TER QUE FAZER ! E eu gosto ( check pois então :) ). Mentalmente passar para uma condição de uma vida (quase )sedentária nos ultimos 24 meses para uma rotina de treino (mesmo com um passado desportivo longo) diária é tramado. FAZER é mais complicado do que pensar em FAZER. Mas o que tem que ser tem muita força. E isto eu vou fazê-lo sozinho às minhas custas. Felizmente que hoje a realidade é bem diferente de há anos atrás onde correr era coisa de maluquinhos. A corrida e o exercico estão na moda ( e espero que não seja coisa passageira )logo é mais fácil motivar-me (ainda mais )olhando em meu redor. Agora que ainda nem atingi o nivel DOMINGEIRO ( lê-se atleta que só faz exercicio ao fim de semana e nada de muito cansativo) tenho toda uma escalada para fazer na hierarquia dos atletas de pelotão. Para quem já correu qualquer coisa jeitosa como eu e já tem umas aventuras no «curriculo» não é fácil estar a treinar e ser passado por gajos que há 2 anos atrás tinham 150 kg e fumavam dois maços de tabaco ! Isso custa.
Mas felizmente que humildade sempre foi uma das minhas boas virtudes e não será por aí que irei esmoreçer. Se é do 0 é do 0 que vai. Assim tem muito mais piada.
Passado o planeamento e com 6 testes planeados (corridas populares) para ir fazendo o...«check»...está na hora de passar às dores musculares, aquele sabor do sangue a subir quase à boca (uiii que exagerei), aquela parte mental do só falta mais 30 minutos etc etc. Material a postos, plano de treino no papel a postos,cabeça já convencida a postos e vamos embora. O segredo do sucesso vai estar na minha óptica na perna esquerda ! Até que ponto ela reagirá e não cederá ? Esse é talvez o meu maior receio mas é evidente que já tenho (no papel) as precauções a reter sempre que estou para iniciar o treino e principalmente depois do mesmo acabar. Há material que eu normalmente não usaria mas que agora faz parte fundamental do treino e é tão importante como o relógio ou uns bons ténis ! O spray «milagroso» para as dores musculares, os anti-inflamatórios, o gelo e as meias de descanso fazem parte dele. E neste caso TEREI MESMO DE IR ESCUTANDO O QUE A PERNA ME DIZ !   
A grande vantagem é saber perfeitamente aquilo que vou pois conheço muito bem a zona,sei bem o que é uma maratona e adoro esta porra mesmo estando afastado há algum tempo. Tenho receios ? Muitos. Mas assim é que é divertido. Qual era a piada se isto fosse fácil ? Não somos todos adeptos da «dor» ? Não me venham com tretas. Para estar em casa no sofá a ver filmes e séries (adoro o programa) só preciso de planear muito pouco. O ACTUAR é tão fácil que até chateia ! E isso não nos faz EVOLUIR aquilo que precisamos.   16 semanas até ao dia D. Vamos embora gastar sola dos ténis :):):):):):).

Sem comentários: