segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Balanço do ano - Musica



Como alguém que ouve muita muita em casa ou no MP3 sinto-me no direito de fazer o meu balanço pessoal do que gostei mais de ouvir este ano. Pode ser que alguém se sinta influenciado nestas sugestões,como eu me sinto por outros lugares onde vou «descobrindo» coisas novas,e possa ter a sorte de gostar de alguma coisa destas. Num mundo bem diferente de há uns anitos atrás a oferta mais que quintiplicou ao quadrado !Com a internet e os «streams», blogues, Spotifys e afins só não vai conhecer e ouvir coisas novas quem não quer. A «oferta» está muito mais à mão de semear o que tem as suas vantagens (muitas...) e as suas desvantagens (algumas...). É bem mais dificil gostar de alguma coisa e ficar «agarrado» a ela e ouvir isso durante anos. Há cada mais tendências e modas que vão e vêm sem deixar muitas vezes marca.
O que é realmente bom fica...mas na musica é caso para perguntar: O que é que é bom ou não ? Para mim é simples. Aquilo que ouço e dá-me vontade de ouvir vezes sem conta é bom. Há coisas que gostamos mas que ao fim de um mês já não pegamos...é razoável/bom depende. Aquilo que ouço e passa-me ao lado é...pronto...é. Aquilo que ouço e peço para nunca mais ouvir...é mau ! É a minha escala.
Passando ao assunto. No video está a musica que mais me ficou na cabeça este ano. Não sei explicar. Quanto aos albuns penso que 2013 foi um ano bem forte com muita coisa boa. Mais a nivel internacional do que a nivel nacional pois aí acho que já tivemos anos com muito mais abundância. Mas houve coisas engraçadas. A nivel nacional sem ordem especifica escolhi 5 albuns : Linda Martini - Turbo lento, Peixe Avião - Peixe avião, The Glockenwise - Leeches, Gisela João- Gisela João e Samuel Úria -O grande medo do pequeno mundo

Dos discos internacionais com uma escolha muito apertada o meu top 10 é o seguinte :Queens Of The Stone Age - Like Clockwork, Unknown Mortal Orchestra - II, Vampire Weekend - Modern Vampires of the City, Kanye West - Yeezus, Arcade Fire - Reflektor, Deerhunter - Monomania, Daft Punk - Random Access Memories, Foxygen - We Are the 21st Century Ambassadors of Peace and Magic, John Grant - Pale Green Ghosts e Lorde - Pure Heroine.

E continuam no meu MP3 em repeat...

Sem comentários: