quarta-feira, 9 de abril de 2008

Não há milagres mas foi giro pá !!!

E o meu primeiro triatlo da época já foi. No passado domingo no Ribatejo mais concretamente em Alpiarça teve inicio a minha estreia este ano em triatlos. Já tinha saudades daquilo tudo. Das águas geralmente porcalhotas, daquela porrada toda na natação, daqueles gajos que vão no grupo no ciclismo e só gostam de mama e daqueles estoiros na corrida perfeitamente estupidos depois de segmentos de bicicleta armado em aguadeiro...
A verdade é que a «tribo» do triatlo é das melhores que conheço e olhem que de multiplas práticas de desporto percebo eu ! A malta é toda porreira, o ambiente é bom e as provas estão cada vez melhores e mais bem organizadas. Sinceramente é o «meu» desporto neste momento de eleição para praticar. E ainda por cima tá na moda com o fenómeno Vanessa a dar frutos e a trazer publico e cada vez mais praticantes para a modalidade.
A minha prova em particular foi o que eu esperava. Com um final de semana anterior algo atribulado onde alguns treinos ficaram para trás por esta ou aquela razão ( e também muita fadiga diga-se ) e o descanso foi ridiculamente pouco somado aos poucos treinos de natação ( em águas abertas então já fazia um ano que não o fazia ) previa que a coisa fosse fraca. E pior fiquei quando vi aquele maranhal todo pronto para saltar para a água para a primeira guerra do dia. A natação hoje em dia com o acréscimo de atletas participantes torna-se uma autêntica luta pela sobrevivência. A malta parte e os primeiros 400 metros são socos, estaladas, pontapés etc e salve-se quem puder. È claro que aqui o menino sem confiança ( e treinos diga-se ) nenhuma ficou logo para trás e pumba...saio da água com 15m e tal já os primeiros pedalavam à 6 minutos. Transição razoavel tirando o sacana do juiz que me obrigou a voltar para trás para meter o «fatinho» todo direitinho no «caixotinho» e alá que se faz tarde. Iniciei o ciclismo sozinho com a malta toda dispersa estrada fora. Logo me juntei a um rapaz do Alhandra e fomos nos organizando a puxar à vez. Sempre a apanhar gente ao longo do percurso e eu a fazer as despesas maioritárias do grupo que entretanto já era de 20 unidades. Todo plano a unica dificuldade do percurso era no final onde havia uma subida de cerca de 1,2 km que apesar de curta e não muito puxada já fazia alguma mossa. Claro que paguei algum do esforço feito anteriormente e foi ultrapassado por 7 ou 8 atletas do grupo que entretanto partiu. 2 ª transição e a coisa piorou. Simplesmente fiquei à toa á procura dos sapatos de corrida e perdi mais de 40 segundos dentro do parque. Amadorismo puro. Saí para a corrida que estranhamente para as sensações que vinha tendo nos treinos foi má. Nunca consegui encontrar um ritmo decente e deixei-me ir sem nunca ir perto dos limites mas também nunca confortável. Terminei sem problemas mas desagradado com o resultado final ( talvez mais do que em Barcelona ). Posso fazer muito melhor. A verdade é que o nivel subiu imenso ( então os que correm para os primeiros lugares nem se fala ) e toda a malta está a nadar muito. Por exemplo o meu colega de equipa Henrique Matias nadou para 13m e tal e eu nadava bem mais do que ele à uns tempos atrás. Logo apanhou um grupo bom na bicicleta e chegou muito muito à minha frente no final! Quem não nada hoje me dia não tem a minima hipotese. Daí a melhoria que forcosamente terei que ter na minha natação se quiser sair mais satisfeito das provas. Em principio a partir de Maio irei começar a trabalhar com um treinador reconhecido nesta àrea para melhorar técnica e tempos. Veremos o que daí irá sair.
De resto temos de volta o Inverno tempestuoso o que torna os treinos outdoor mais duros e desagradáveis mas agora não à tempo a perder com mariquices. Tenho reparado que passei uma fase armado em «burguês» onde só andava de bicicleta com solinho e pouco vento...Menino ! Por isso é que ganhei estes quilos a mais que muita luta dão e muito me atrasam e cansam. Mas no final eu vou ganhar....

Resultado : 750 mt natação - 15m43s ( 182º)
19800 ciclismo - 39m38s ( 155º)
4600 Corrida - 17m10s ( 89º )
Final - 1h12m31s(145º)

Como já tinha dito o objectivo seria ficar a meio da classificação o que não foi conseguido. terminei em 145º no total de 242 atletas chegados. Fraco !
No sábado vou voltar a competir em Pedrogão onde já me disseram que o percurso é bem mais selectivo. Vamos ver o que sai. Espero sinceramente que a natação seja um bocadinho melhor e o resto logo se vê !

Sem comentários: