terça-feira, 11 de agosto de 2009

Alpe D ´Huez Report


Bem atrasado eu sei mas ultimamente a vontade de escrever sobre qualquer coisa é pouca. Muito pouca. Mas vamos lá então apesar de já terem passado 2 semanas !


Foi uma das maiores experiências que tive até hoje e provavelmente uma das 2 provas mais duras em que participei ( O crosse de 20km da Serra do Açor a uns anos atrás foi brutal...).

O que retiro de mais importante naqueles 5 dias foi a aprendizagem a todos os niveis. Primeiro os impecáveis companheiros de «aventura, Hélder e Sérgio, já com muito mais experiência nestas andanças mostraram realmente que além de excelentes triatletas, já dominam muito bem todas as variáveis para se participar num triatlo desta dimensão fora do nosso País ! Desde a logistica, preparação das bikes, plano de nutrição etc etc aprendi muito com eles. Valeu !

Resta dizer que o Triathlon Alpe D`Huez é um prova imprescindivel para preencher o curriculum de qualquer triatleta de longa distância que se preze. É realizada numa zona absolutamente preenchida por paisagens esmagadoras, é de uma organização praticamente impecável, tem um nivel desportivo e competitivo elevado e é de uma dureza que obriga o atleta a ter de deixar tudo no asfalto para poder cruzar a meta de finisher. È pois para repetir !


Dia da prova : Acordámos cedo para o pequeno almoço reforçado do costume em provas desta natureza. Saimos de casa a pedalar nas bikes e de mochila às costas com um bom tempo de antecedência para prever eventuais problemas até chegar ao lago onde tinha lugar a natação e que distava cerca de 25km do local onde ficamos alojados ( 95% era a descer...). Fácil e deu para aquecer as pernas além de encher a vista com aquelas paisagens arrepiantes. Lá chegados foi o ritual habitual no parque de transição onde por acaso ficamos situados num local excelente e bem junto à saida do mesmo para a bike.

Temiamos que a água estivesse um gelo mas felizmente a mesma estava numa temperatura bem aceitável e nunca tive problemas com isso...


Natação - Sabia que a minha forma era péssima simplesmente porque nos ultimos 2 meses praticamente tinha ido uma vez por semana à piscina. Ridiculo ! A distância,2200 mt, não assustava. Depois da habitual guerra na partida o pelotão espalhou-se e tentei manter um ritmo confortável sem me preocupar com o tempo. A água era tão limpida que via-se o fundo e dava para beber se fosse caso disso. Um luxo. Sofri muito pouco e só talvez nos ultimos 300 mt notei algum cansaço nos braços fruto do muito pouco treino. Mesmo assim foi lento como esperava mas ridiculamente fácil. 44 minutos... Enfim

A seguir uma transição nas calmas onde tinha a minha espera o Hélder para fazermos a bike juntos conforme combinado previamente...pois o Hélder assim o quis apesar de ser um nadador bem melhor que eu e ter feito 37 minutos....


Bike - Saimos num ritmo fácil até porque o Hélder não estava com boas sensações. Os primeiros 30 km são relativamente fáceis e até mais a descer. Muitos atletas passaram por nós em ritmos fortissimos. Nós sempre na expectativa resolvemos esperar para ver.

Veio a 1ª abordagem montanhosa ( Les Deux Alpes ) uma subida com 14 km a 6 % de inclinação média. Começamos sempre no mesmo ritmo e continuamente a ganhar posições. A meio da subida já o Hélder vinha a sentir-se normalmente. A partir dos 9 km de subida comecei a perceber o meu maior erro para este desafio. A bicicleta de contra relógio ( que inicialmente não era a que queria trazer mas que por motivos...estupidos...veio) não era para estes terrenos definitivamente. Mesmo um 39X25 atrás é pouco pois muscularmente somos obrigados a empregar força que nos vai retirando muitas energias para o que falta. Senti alguma fadiga mas lá chegámos ao topo. A partir daqui foram mais de 30 km dentro do vale a descer com umas rampas pelo meio e com a temperatura sempre bem acima dos 30º. Ufa !

Chegados à 2ª subida do dia e continuando a ganhar posições mantivemos a mesma táctica. Ritmo certo sem nunca entrar em esforço ( ou tentar não entrar ) . O Hélder vinha óptimo e nos ultimos 3 km desta subida estranha ( tinha partes que parecia plano mas tá bem tá ) deixou-me para trás estando eu já a sentir o peso da falta de andamentos mais leves
Chegados ao topo foi a vez de fazermos uma descida perigosa e técnica antes do grande desafio que seria mesmo a subida para o Alpe D`Huez...
Sem problemas na descida e havia mais cerca de 5 km de plano até chegar ao «monstro». O calor era impiedoso e as forças já não eram as mesmas. Resta dizer que após a bike haviam 22 km para fazer a correr a 2000 mt de altitude ! Há pois é...
Bom....após mais um abastecimento reforçado ( eram muitos e impecáveis...) lá teriamos de iniciar a subida. E assim foi. O começo é brutal. Rampas de 13, 14 % sem pontos de descanso e com o sol de chapa. E se após 3 km a inclinação diminui ligeiramente, na verdade até ao final não há um unico bocadinho que dê para recuperar. O meu objectivo foi sempre o de não pôr o pé no chão pois já iam muitos atletas com a bicicleta pela mão por esta altura. Foi aqui que levei o meu esforço muscular ao nivel máximo e já nos ultimos 2 km comecei a sentir um principio de caimbras algo que para mim é praticamente uma novidade.
Lá aguentei o mais que pude e sempre a um ritmo certo e sem parar cheguei ao parque de transição para o segmento final...6h06m de bike !


Corrida - Qualquer triatleta sabe que mal mete o pézinho no chão após a bicicleta fica logo com uma ideia de como estão as pernas para a corrida não é ? Pois...eu vi logo que ia ser uma corrida muito muito sofrida. O que não contava mesmo é que o percurso fosse brutal. Não esperava facilidades mas não imaginava que o unico bocado plano fosse uma recta de 500 mt junto ao parque de transição. Depois de completar a primeira de 3 voltas ( 7,3 km cada ) não tive outra hipotese que não parar e andar durante uns bons 10 minutos a ver se as caimbras abrandavam.
Foi um pára arranca que nunca tinha experimentado num triatlo na minha vida. Sempre a tentar alimentar-me o melhor que podia de modo a ganhar alguma energia fui melhorando e curiosamente consegui completar a ultima volta de corrida praticamente toda a correr e a ganhar algumas posições. No final demorei 2h32m a correr...22km !!!! Miserável tempo contra todas as minhas expetativas. Completei a prova com 9h31m em 366º lugar entre 516 atletas que terminaram a prova que teve mais de 100 desistências o que atesta bem do grau de dificuldade da mesma. Aqui se não estiveres minimamente preparado, pelo menos ao nivel do ciclismo, o próprio percurso encarrega-se de te eliminar pelo cansaço. Não há hipotese !


Não foi de facto um bom registo mas o objectivo final de terminar foi comprido. Penso que em condições normais ( e já não estou a falar em forma e com um peso correcto ) posso tirar à vontade 1h45 m neste resultado final numa próxima oportunidade. A escolha da bicicleta e de andamentos foi péssima além de que a minha forma na natação ( ridicula ) e a correr onde até me defendo bem não eram de todo adequadas para ter aspirações a um resultado melhor. Na bicicleta acho sinceramente que até estava num bom pico pois tirando a subida final tanto eu como o Hélder viemos sempre bem à defesa...

Fica uma bela aventura e um bom ponto de partida para ver se começo a fazer qualquer coisa mais engraçada que não seja...chegar ao fim. A seguir Sanabria - Duplo Olimpico !

2 comentários:

david caldeirao disse...

nada melhor que um belo "empeno" ;-P para percebermos que temos que fazer mais e melhor!!! força...

sedi disse...

Foi uma semana divertida!
As aresta serão limadas da próxima vez. ;-)

Abraço, e se não for antes, vemos-nos em terras de nuestros hermanos.