sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ironman Hawaai - Os meus favoritos

Homens - O senhor da foto é sem duvida o homem a quem todos vão estar de olho quando mais não seja porque defende o titulo do ano passado. Craig Alexander é também o meu favorito à vitória. No hawaai muito raramente aparece um vencedor surpresa pois aqui é preciso saber lidar com inumeros factores que fazem deste Ironman uma prova muito especial. Craig Alexander em 2008 na estreia foi 2º. O ano passado deu um festival de consistência. Este ano tudo aponta para que volte a brilhar sabendo que tem a arma poderossisima de correr a maratona na casa das 2h40 e pouco se for necessário. E se calhar este ano vai ter que ser !
A seguir ao «aussie» coloco o seu compatriota Chris McCormak akka « Macca» assim como o dinamarquês Rasmus Henning na bolsa de apostas. Macca sabe já o que é ganhar ( em 2008) e o que é perder nesta ilha mitica. Tem a experiência necessária e é um competidor feroz ! Rasmus Henning tem todo o background da distância olimpica sendo na minha opinião o mais talentoso de todos os que vão estar á partida. Contra si tem o facto de ser uma estreia com tudo o que isso implica além de uma arreliadora lesão contraida há 3 semanas que muito o pode condicionar. Mas tal é o talento que nunca se pode desprezar este grande dinamarquês !
Numa 3ª linha de favoritos coloco os alemães Timo Bracht e Norman Stadler (2x vencedor), o espanhol Eneko Llanos e o belga Rutger Beke. Penso que destes 7 um ganhará e concerteza 4 ou 5 deles estarão no top 10 pois os imponderaveis numa prova tão longa como o Ironman acontecem sempre. Temos em prova o nosso Sérgio Marques que poderá ter o top 20 como objectivo dificil mas alcançavel por alguém que é um dos 3 melhores corredores do mundo da distância !

Senhoras - Aqui é fácil arriscar na vencedora. Se não houver uma avaria, queda ou algum problema fisico anormal Chrissie Wellington vai dominar a prova como o fez nos ultimos 2 anos. É um caso tipico de talento «anormal» como eu costumo dizer. Muitos homens vão ter que dar no duro para lhe ganhar. As outras candidatas ao titulo serão a holandesa Van Vlerken, a hungara Erika Csomor , a canadiana Samantha McGlone, as australianas Mirinda Carfrae ( muita atenção a esta estreia ) e Rebekah Keat e finalmente a inglesa Leanda Cave !
A luta pelos dois lugares do pódio vai ser terrivel e a minha curiosidade está em saber se alguém vai tentar seguir a super Chrissie !

Domingo por volta das 3h00 da matina já saberemos quem serão os reis de Kona 2009 !

Sem comentários: