domingo, 27 de dezembro de 2009

São Silvestre Lisboa 2009

Mas que raio de imagem é esta ? A estrutura de um dente ??? O que é isso tem a ver com a São Silvestre de Lisboa ? Muito muito digo eu...
A história é simples. A primeira quinzena de Dezembro correu conforme o planeado apenas com um pequeno percalço pelo caminho. Os treinos foram consistentes e a forma estava a subir bastante até para níveis que já não alcançava há uns tempos largos em termos de corrida. Ok ! 5 estrelas.
Precisamente na noite anterior ao grande prémio de natal um sacana de um dente começou a dar um sinal de desconforto que já nessa noite não me deixou descansar normalmente. Bom...pensei eu, isto passa...deve ser do frio e tal . Apesar de tudo nessa prova o dente não me afectou em nada. O que me afectou e muito foi o facto de ter partido 1 minuto e meio depois de toda a gente por causa de uma peripécia com a chave do carro. Ainda assim apesar de ter estragado o resultado final logo ali ainda fiz um treino bem rápido onde ultrapassei centenas e centenas de atletas e terminei a prova no meu relógio com um ritmo inferior a 3m40s / Km. Naquele dia penso que estava a valer menos mas enfim...em contra relógio e com a cabeça desorientada até que nem foi nada mau. A partir daqui começa o pesadelo. O malandro do dente não deu mais nenhuma trégua e instalou uma guerra fratricida dentro da minha boca. Nestas ultimas 2 semanas levou-me a níveis de desconforto e dor que não me lembro de alguma vez ter tido. Era inevitável o tratamento no dentista e as duas visitas que já fiz à Sra Dra foram simplesmente aterrorizantes. É que nem com anestesia lá vai ! Ela diz-me que o pior já passou ( ainda lá tenho que ir na próxima 3ª feira...!!! ) mas que a coisa só ficava mesmo resolvida recorrendo a anti - inflamatórios e...antibiótico ! Acho que só tomei antibiótico umas 2 vezes e a ultima devia de ter uns 10 anos ! Sabia agora lá eu o que era isso e quais os seus efeitos secundários. Pois pois. O resultado disto tudo em termos de treino tem sido uma regularidade dia sim...dois dias não ! E os dias sim são meia horita a rolar a ritmo de jogging ou seja miserável para pensar em fazer duas boas São Silvestres neste final de ano.
Mesmo assim hoje tentei e não sei como convenci-me que era capaz de fazer um brilharete na São Silvestre de Lisboa. E isso representava um tempo abaixo de 36 minutos ou por aí . tá bem tá. Os primeiros 4 km até que a coisa foi bem. A partir do inicio da subida da avenida da liberdade ( a unica parte verdadeiramente dura do percurso que até é bem rápido )foi o vazio. Nem pernas nem pulmão nem cabeça nem nada. Foi sempre a desligar. Depois dos 7 km ainda segui junto a um grupo a 4 minutos o Km mas confesso que não dava para mais.
No final deu 39 minutos (!!!) a pior prova em termos de tempo do ano e uma carrada de frustação. Ainda levei na cabeça do treinador por me ter metido nisto e a Amadora, que é só a prova que mais gosto do ano, vai ficar de parte. Fico a ver os outros pois mais vale isto do que agravar a recuperação e pagar caro para os importantes meses de Janeiro e Fevereiro que se pretende que sejam de forte carga. Espero que hoje este «erro» passe despercebido ao meu organismo. Em relação à corrida em si nada a apontar. Acho que até melhorou bastante em ralação á 1ª edição. Clima perfeito, bom percurso, muita malta, mais espectadores sabendo que em Lisboa é muito difícil fazer melhor e uma organização competente. Tem pernas para crescer e potencial para se tornar uma corrida de referência mundial na minha opinião. Ver ali africanos de alto nível num percurso rápido deve ser brutal ! Os meus parabéns a quem lá esteve porque foi bonito de ver uma avenida tão bonita e cheia de história repleta de atletas !
Um agradecimento especial ao Voltaren ( que muito me tem ajudado com as sacanas das dores ) e á minha mulher que me atura o mau humor quando chego a casa fulo com estas coisas.
De qualquer forma esta alegria de viver, conviver, poder disfrutar das ruas de Lisboa só para nós nem que seja por 1 hora é algo que só aqueles 4000 e tal que lá estiveram hoje conseguem descrever. Além disso queimar calorias desta forma depois de 2 ou 3 dias de enfardamento...há lá coisa melhor ???

3 comentários:

Pedro Ferreira disse...

Ricardo,
Excelente crónica.
Apenas uma correcção: no meu caso, foram 5 dias a comer!

Fernando Carmo disse...

Não te lamuries e enche o saco de Kms. O que não nos mata torna-nos mais fortes

:-D

Abraços,

FC

luis mota disse...

Olá Ricardo!
Baixar os 40 é sempre uma boa marca. Agora é recuperar e enfrentar novos desafios de uma forma positiva.
Um bom ano para ti,
Luís Mota