segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Processo de recuperação...



Existe uma expressão que os americanos usam (mais), em português simplesmente não fica tão bem, que consegue traduzir melhor tudo o que se tem passado comigo nos ultimos 2 meses e pouco...«What a journey !!!» que significa mais ou menos para o caso...mas que viagem que isto tem sido !
Em segundos tudo mudou e a aprendizagem tem sido incrivel!Até agora já tive umas quantas mazelas mas nada comparado a este atropelamento de que fui vitima nem pouco mais ou menos.Já levei várias vezes pontos na cabeça,fraturei o braço direito duas vezes mas era miudo e...e...nada mais felizmente.Desta vez foi mais sério e logo por azar nem sequer me consigo lembrar de nada nem entender o porquê? Mas isso também de pouco adianta.A verdade é que mesmo dentro do azar acabei por ter uma pontinha de sorte e (em principio)fico apenas com «as marcas» ou seja «chapa,pintura e umas soldaduras» mas o resto fica operacional para funcionar! Desde o dia em que acordei no hospital já passei por vários estados de espírito. Houve dias em que estive profundamente negativo,outros completamente ao contrário e dias em que nada se passava! Só a partir do dia em que iniciei a fisioterapia é que realmente caí em mim e apercebi-me do que realmente me estava a acontecer. E,meus amigos,o que me aconteceu comparado com casos que vi ali ao pé de mim...bem...sou mesmo sortudo!Mas que lição de vida recebi.Nunca mais vou esquecer aquilo. Sempre que pensamos que estamos mal e que o mundo vai desabar na nossa cabeça pensem novamente ! Há sempre alguém numa situação muito mas mesmo muito pior. Ok..com o mal dos outros posso eu bem, pensam muitos.Não é bem assim digo eu. O que acontece muitas vezes é que nem paramos um pouco para ver com atenção tudo o que está a suceder à nossa volta. O TEMPO é hoje para nós mais importante do que tudo o resto.É estar a horas para isto, vou atrasado para aquilo, amanhã vou fazer não sei quê...e quando realmente paramos um pouco e olhamos à nossa volta reparamos que se calhar isso não é tão fundamental assim...
Neste ultimos 65 dias tenho tido algo precioso que nos ultimos anos eu e a maior parte das pessoas não dispomos : TEMPO.Para pensar,brincar mais com o meu pequenito,estar com a familia,para ver tv,ouvir musica,andar na net etc etc. Dado o meu estado fisico de inapto para actividade fisica resta-me acompanhar todo o desporto que gosto e limitar-me a adepto do sofá (literalmente). Obviamente que fui obrigado a tal opção mas digo-vos uma coisa.Até tem tido também muitos aspectos positivos ! E através desses aspectos estou profundamente convencido que irei voltar mais forte principalmente psicológicamente, mais preparado para as adversidades,com mais vontade de me «mexer» e principalmente com outra maturidade! Não digo isto de borla. Digo-o porque sinto e porque toda esta aprendizagem foi...uma viagem !

Ponto da situação : Hoje foi dia de raio x de controle à minha perna esquerda. Fiquei um pouco desiludido com o resultado mas não há nada a fazer senão dar tempo ao tempo. As fraturas estão a cicatrizar sem duvida,mas mais lentamente do que eu esperava.Resta-me continuar a esperar( e tentar não desesperar)por aquele dia onde poderei outra vez dar um mergulho na piscina, montar a bicicleta ou dar uma corridinha por aí.Coisas tão simples mas que agora ainda me parecem tão distantes.
As costelas estarão aí a 70% mas evoluem mais rapidamente. O plano é este : Assim que o médico dê o ok poderei começar a «brincar» na piscina primeiro.Depois calmamente a bicleta estática em casa vai ser uma boa companheira. Talvez ainda este ano possa começar a correr mas sem nunca pensar em tempos ou kms ou coisas do género.
De qualquer forma fico feliz por saber que em 2011 se tudo correr normalmente lá estarei presente numa linha de partida algures por aí!Irei tentar coisas diferentes mas terá que ser algo que forcosamente seja «aeróbio» (vá lá que tenha uma pitadinha de anaeróbio...pode ser!!!). Quanto pior (leia-se mais desafiante) melhor.

7 comentários:

sica disse...

Epá, fico contente de te ouvir falar em voltar a uma linha de partida, a motivação é sem dúvida a pedra de toque para a recuperação, e da forma como escreveste o texto, fiquei sem dúvidas que logo, logo estás de volta.
Força,amigo conto estar ao teu lado numa qualquer prova em 2011, quanto mais cedo, melhor :).

david caldeirao disse...

força Ricardo, esse IM vai ser loooongo mas vai valer bem a pena!!!
continuação de melhoras...
abraço,

Outwit the devil rushed! disse...

Força com isso...

:)

Jordão Alves disse...

A força de vontade´é muito importante para tudo.
Rapidas melhoras.
Abraço.

Fernando Carmo disse...

Conheço-te desde os teus 14 anos (Ops!!! Tantos!!!:-) e, por isso, sei que és um tipo fibroso e rijo, que vai à luta independentemente da tarefa que tem pela frente. Ou não terias sido basquetebolista e triatleta!

Cá estaremos para celebrar esse regresso, num qualquer triatlo de 2011.

Rápidas melhoras! :-D

FC

Jorge Branco disse...

Voto de rápidas melhoras na certeza que a fibra com se fazem os grandes atletas vai ajudar a encarar essa provação e a sair dela mais forte!

Ag disse...

Vamos Ricardo!
Força... Tenho a certeza que pro ano estarás a puxar por mim em pista e na estrada, tal como à uns meses atrás...

Abraço grande amigo