quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ciclismo à antiga



Como grande «amante» do ciclismo tenho que fazer já inicialmente uma ressalva. Há já muitos muitos anos que não assistia a um conjunto de etapas tão complicadas e espectaculares onde a figura quase mitológica do ciclista sofredor e verdadeiro herói tenha ficado tão estampada. Realmente á  que ser  justo com estes grandes atletas. É preciso muitas e muitas horas de treino,esforço,sofrimento e dedicação para enfrentar tão duros desafios em condições extremas e chegar «vivo» para no outro dia enfrentar tudo novamente.
Se há algo que se destacou neste Giro foram as condições meteorológicas absolutamente terriveis que aliadas a um percurso como é tradicional durissimo fizeram desta prova uma das mais duras de sempre.
Vicenzo Niballi dominou como quis de fio a pavio e começa a parecer que temos aqui um verdadeiro potencial vencedor do tour nos próximos anos !Mostrou maturidade,uma condição fisica impecável e uma supremacia que jamais chegou sequer a ser posta em causa. Depois tivemos a «armada» colombiana em grande com Rigoberto Uran a fazer 2º e com Betancur,Atapuma,Sergio Duarte e Henao a brilharem a grande altura (Eu já tinha avisado..). A fechar o pódio tivemos um Cadel a passar mal nos ultimos dias mas a mostrar que poderá estar muito bem no tour e um Scarponni já com alguma veterania (assim como Evans) a demostrar se fosse preciso que a qualidade ainda está lá.  Depois vem toda uma nova geração que vai dominar o ciclismo a curto prazo (encabeçada pelo polaco Niemiec...).
Três semanas de ciclismo à antiga que impressionou no pior mês de Maio das ultimas décadas impróprio para andar em bicicletas a 40 à hora a subir e descer montanhas de quase 2000 metros ! Heróis pois...

Sem comentários: