sábado, 18 de maio de 2013

O «destruidor» Giro



É certo que o Giro já está quase a entrar na ultima semana. Mas era imprescindivel colocar aqui o belo trailer efectuado para promover a edição de 2013 ! O Giro fica ali no meio entre o todo poderoso Tour,rei do charme e considerada a corrida mais importante e prestigiante do mundo do ciclismo, e a muitas vezes «sensaborona» Vuelta que tem anos muito interessantes e outros completamente falhados.
Mas pelo para mim a corrida por etapas que dá a volta à bela Itália tem algo que nunca falha. Esta é uma prova para homens de barba rija.O percurso é sempre diabólico, as condições meteoreológicas são quase sempre adversas(o maroto mês de Maio...) e o naipe de corredores é sempre de primeira linha embora nunca chegue à excelência da «irmã» francesa.
Este ano a prova mais uma vez não está a desapontar ninguém ! Dureza,dureza e mais dureza.Etapas corridas como se fossem clássicas e os efeitos estão aí. Temos já derrotados vários pesos pesados de um calibre do Bradley Wiggins ou de Ryder Hesjedal ! Outros como Scarponni, Di Luca ou Samuel Sanchez já estão fora da luta pela «maglia rosa» pois a veterania não perdoa. E a geração que agora começa a amuderecer a sério começa a dominar estas provas que são as mais duras do mundo ! Nibali está no ponto, Gesink todos os anos melhora um pouco e uma nova geração encabeçada por Rigoberto Uran (os colombianos de que falei à uns tempos atrás...)Niemiec, Pozzovivo,Santambrogio ou Benat Intxausti invade o top 10 ! A excepção é um senhor chamado Cadel Evans que depois de um ano de 2012 para esquecer parece que aos 36 anos quer voltar a ser jovem e anda na luta pela vitória ! O problema é que a semana destruidora a sério ainda só vai começar hoje...
Os 4 portugueses presentes no «martirio» vão tentando sobreviver e desempenhar o seu papel dentro da equipa. Bem o Tiago Machado a fechar o Top 30 e a espreitar um final nos primeiros 25. Os outros vão evoluindo e sentindo na pele a dureza de uma prova que na alta montanha chega a ser violenta !

Sem comentários: