domingo, 28 de dezembro de 2008

Planeamento época 2009

Aspecto primordial nesta altura em que mais estou empenhado é o planeamento o mais aperfeiçoado possível da próxima época. Sem todo este processo bem elaborado e com objectivos bem definidos os resultados nunca serão os melhores. Tenho por experiência a época que acabou em Outubro onde apenas planeei os treinos esporadicamente sem nunca ter apontado picos de forma ou objectivos especificos. Só para a maratona de Lisboa é que fiz algo parecido com um planeamento e mesmo assim em cima do joelho e com um rigor que agora não me servirá.
Aguardo apenas que a Federação de triatlo divulgue o calendário para que possa finalmente terminar o processo. Eis algumas certezas para 2009 :
1 - Vou continuar a representar o Oeiras Sport Clube e espero bem desta vez poder ajudar a equipa a atingir os objectivos principalmente nos duatlos onde sei que sou capaz de ser util.
2-Quero estar em forma no dia 25 de Abril no Triatlo Longo de Lisboa e a prioridade durante a época serão todos os triatlos longos que possam aparecer no calendário incluindo um ou dois fora de Portugal
3-Quero bater os meus recordes pessoais aos 10km e à meia maratona.
4-Quero fazer algumas maratonas de Btt e algumas travessias de àguas abertas.
5-Já estou a trabalhar no reforço muscular num ginásio ao pé de casa o que estou certo vai dar muitos frutos.
6-Quero fazer muito mais provas este ano do circuito nacional de triatlo e duatlo.

Eis algumas incertezas :
1- Estrear-me no Ironman em Barcelona ( a decisão está por dias e prende-se com a disponibilidade para poder viajar naquela altura ou não...)
2- Ser orientado por um treinador ou não...
3-Adquirir nova bicicleta ???

São menos as incertezas, felizmente, mas são fundamentais e delas depende toda a época. Uma «máquina» nova de certeza que poderá me proporcionar outro conforto e rendimento no treino e ajudar e de que maneira a uma melhor performance nas competições principalmente nos longos. A estreia no Ironman ou não influencia todo o planeamento da época pois se ela se confirmar todos os meus esforços serão direccionados para esse dia de sonho. Ser orientado por alguém também pode revolucionar a coisa e «obrigar-me» a trabalhar de uma forma diferente. Nos próximos dias tudo ficará decidido, espero...Até lá o ginásio vai-me animando um pouco !!!

2 comentários:

joaquim adelino disse...

Um plano muito ambicioso.
Isso é mesmo da pesada. Oxalá o Ano de 2009 lhe permita alcançar esses e outros objectivos de vida.
Um abraço.

MPaiva disse...

Ricardo,
Espero que entres bem no ano novo e que isso seja um pronúncio de um ano desportivo em que consigas os teus objectivos!

abraço
MPaiva