domingo, 19 de abril de 2009

101 Dias ou 14 semanas e 3 dias...

Parece ainda tão longe mas aposto que vai passar num instante. Este é o tempo que falta para preparar este desafio. Acho que nunca me senti tão motivado nem tão focado num objectivo como este. Talvez para o ano que vem quando me aventurar no Ironman os níveis de adrenalina ainda sejam mais altos o que será normal pois é o meu grande sonho. Começamos por achar graça a fazer 10km, depois fazemos a primeira meia maratona ou o primeiro triatlo na distância olímpica ! Passado uns tempos já só queremos experimentar uma maratona ou um half ironman !Quando esses objectivos ficam cumpridos e menos «compridos» queremos mais. Corridas aventura, maratonas na areia ou etapas de ciclismo de 200 km, ironmans...Os mais maluquinhos ainda conseguem pensar em Ultras maratonas, corridas de 100 km ou mais a pé, triatlos distância até cair para o lado...600 km de bike...20km a nadar...enfim ! É só ter pancada e audácia suficiente pois desafios não faltam para desafiar os nossos limites.
Este ano o Triatlo Alpe D´Huez será a minha «besta negra». E pelos relatos de quem já por lá passou a coisa promete ser terrivel. 2,2 km de natação em àgua fresquinha..hããã...faz-se bem penso eu. 115 km de bicicleta com 3 contagens de 1ªcategoria (da volta à frança não é dali do cabeço de montachique...)..epá epá...vai doer. E a seguir 21,5 km a correr...a 2000 metros de altitude...vai rebentar com o que ainda houver de reserva e fazer-nos arrepender de lá ter ido! Ai vai vai.
Plano : Treinar o mais e melhor possivel para que no dia 29 de julho chegue à meta desejada com o sofrimento o mais minorado possivel. E desta vez estou disposto a treinar como nunca o fiz até hoje especialmente na bicicleta. Tenho a certeza que vou ser capaz de superar a montanha !Até a esta altura e já lá vão quase 4 meses desde o inicio do ano o treino tem sido feito de modo a criar a base necessária para o que vem. Fui a Grândola em Março a um duatlo btt e a coisa não correu bem por diversos factores. Depois participei no triatlo do ribatejo e já foi um pouco melhor apesar de muito condicionado por uma natação bem abaixo do que esperava. 2 testes apenas até agora. Pouco ? Menos do que esperava ? Sim. O que posso tirar de benefício ? Simples. A frescura para o que se seguirá especialmente ao nivel da intensidade. Isto porque se há algo em que não me foquei neste primeiros meses da época foi nos treinos de qualidade/intensidade alta. Para correr a menos de 3m30s/ km num triatlo sprint só mesmo com pista. Para não descolar e até puxar forte num bom grupo de ciclismo só mesmo com séries fortes e rampas. Para nadar para menos de 13 minutos aos 750 mt ( que eu julgo poder valer já esta época ) só mesmo com um pouco mais de kms e principalmente séries de 50 mt,100mt ou 200 mt. Se até agora estive mais focado em regressar com consistência a uma semana tipica de treino para triatlo, a baixar o peso, a fazer trabalho de força no ginásio, a alimentar-me melhor e especialmente a adaptar tudo isto à minha vida familiar ( sempre em 1º lugar ) e à profissional agora é altura de passar ao nivel seguinte.
Acrescento ainda que 99% dos meus treinos têm sido feitos sozinho ( o que acaba por ser muito desgastante mais até a nivel psicológico ) e ainda não resolvi a questão do treinador por razões de falta de tempo para pensar melhor nisso. Aspectos a rever com urgência.
A partir do dia 3 de Maio começarei o treino especifico para o Alpe D´Huez. Tudo o resto servirá de pequenos testes para o grande exame...Há ! Já me esquecia. Já no próximo sábado no parque das nações lá estarei para o primeiro triatlo longo da época. A 4ª edição do Triatlo Internacional Longo de Lisboa. Aí já poderei ficar com uma ideia de como vai o treino.
Objectivo : Acabar sem duvida e se possivel fazer um tempo abaixo do ano passado ( isto se o percurso estiver igual que não é liquido que assim seja...) que julgo estar perfeitamente ao meu alcançe pois apesar da forma estar a uns 65/70 % estou a nadar melhor, com mais kms de bicicleta e a correr mais ou menos o mesmo. Vamos ver o que sairá dali sendo este na minha opinião o melhor triatlo que se realiza em Portugal sendo que apenas 10% dos atletas...são portugueses ! Além disso fica a 10 km de casa e conheço o percurso (fácil diga-se) de cor e salteado. Vai ser um dia bem divertido aposto !

2 comentários:

luis mota disse...

Força companheiro!
A tarefa não é fácil mas com trabalho tudo se consegue.
Luís Mota

joaquim adelino disse...

Olá Ricardo.
Só posso desejar que mantenha essa vontade e força de mover montanhas e tudo o que a rodeia para atingir os seus sonhos.
Abraços.