
Este ano o Triatlo Alpe D´Huez será a minha «besta negra». E pelos relatos de quem já por lá passou a coisa promete ser terrivel. 2,2 km de natação em àgua fresquinha..hããã...faz-se bem penso eu. 115 km de bicicleta com 3 contagens de 1ªcategoria (da volta à frança não é dali do cabeço de montachique...)..epá epá...vai doer. E a seguir 21,5 km a correr...a 2000 metros de altitude...vai rebentar com o que ainda houver de reserva e fazer-nos arrepender de lá ter ido! Ai vai vai.
Plano : Treinar o mais e melhor possivel para que no dia 29 de julho chegue à meta desejada com o sofrimento o mais minorado possivel. E desta vez estou disposto a treinar como nunca o fiz até hoje especialmente na bicicleta. Tenho a certeza que vou ser capaz de superar a montanha !Até a esta altura e já lá vão quase 4 meses desde o inicio do ano o treino tem sido feito de modo a criar a base necessária para o que vem. Fui a Grândola em Março a um duatlo btt e a coisa não correu bem por diversos factores. Depois participei no triatlo do ribatejo e já foi um pouco melhor apesar de muito condicionado por uma natação bem abaixo do que esperava. 2 testes apenas até agora. Pouco ? Menos do que esperava ? Sim. O que posso tirar de benefício ? Simples. A frescura para o que se seguirá especialmente ao nivel da intensidade. Isto porque se há algo em que não me foquei neste primeiros meses da época foi nos treinos de qualidade/intensidade alta. Para correr a menos de 3m30s/ km num triatlo sprint só mesmo com pista. Para não descolar e até puxar forte num bom grupo de ciclismo só mesmo com séries fortes e rampas. Para nadar para menos de 13 minutos aos 750 mt ( que eu julgo poder valer já esta época ) só mesmo com um pouco mais de kms e principalmente séries de 50 mt,100mt ou 200 mt. Se até agora estive mais focado em regressar com consistência a uma semana tipica de treino para triatlo, a baixar o peso, a fazer trabalho de força no ginásio, a alimentar-me melhor e especialmente a adaptar tudo isto à minha vida familiar ( sempre em 1º lugar ) e à profissional agora é altura de passar ao nivel seguinte.
Acrescento ainda que 99% dos meus treinos têm sido feitos sozinho ( o que acaba por ser muito desgastante mais até a nivel psicológico ) e ainda não resolvi a questão do treinador por razões de falta de tempo para pensar melhor nisso. Aspectos a rever com urgência.
A partir do dia 3 de Maio começarei o treino especifico para o Alpe D´Huez. Tudo o resto servirá de pequenos testes para o grande exame...Há ! Já me esquecia. Já no próximo sábado no parque das nações lá estarei para o primeiro triatlo longo da época. A 4ª edição do Triatlo Internacional Longo de Lisboa. Aí já poderei ficar com uma ideia de como vai o treino.
Objectivo : Acabar sem duvida e se possivel fazer um tempo abaixo do ano passado ( isto se o percurso estiver igual que não é liquido que assim seja...) que julgo estar perfeitamente ao meu alcançe pois apesar da forma estar a uns 65/70 % estou a nadar melhor, com mais kms de bicicleta e a correr mais ou menos o mesmo. Vamos ver o que sairá dali sendo este na minha opinião o melhor triatlo que se realiza em Portugal sendo que apenas 10% dos atletas...são portugueses ! Além disso fica a 10 km de casa e conheço o percurso (fácil diga-se) de cor e salteado. Vai ser um dia bem divertido aposto !
2 comentários:
Força companheiro!
A tarefa não é fácil mas com trabalho tudo se consegue.
Luís Mota
Olá Ricardo.
Só posso desejar que mantenha essa vontade e força de mover montanhas e tudo o que a rodeia para atingir os seus sonhos.
Abraços.
Enviar um comentário