quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Best Of 2010 ?! Desporto...



Já que estamos em tempo de balanços e muito perto de passar a escrever 2011 em vez de 2010 porque raio é que eu não hei-de ter o direito de fazer o meu top naquelas «coisas» pelas quais eu tenho mais interesse ? Bem sei que não estou a ser muito original mas aqui vai...começando pelo que eu mais gosto...DESPORTO !

DESPORTISTA DO ANO : Dificil, muito dificil.Eleger o melhor dentro de uma modalidade já não é fácil agora misturar todos e dizer quem achou o top dos top`s complica e de que maneira.2010 não foi ano de jogos olimpicos que só voltam em 2012 logo nos melhores voltam a ficar aqueles que são realmente os mais consistentes (e os que eu mais admiro)e não os que se focalizam quase em exclusivo nos anos de jogos...
Aqui vai com a subjectividade que estas coisas têm :
5- JORGE LORENZO(Moto GP-campeão do mundo)...só por ter «roubado» o titulo do eterno Rossi(apesar da lesão grave deste durante a época) já era um feito.Fazê-lo da maneira que fez,com uma autoridade incrivel,recorde de pontos numa época e a confirmação do que o que tinha feito em 125 e 250cc não foi por acaso faz dele um caso muito sério !
4- SEBASTIAN LOEB(WRC Rally - campeão do mundo )...até chateia este françês imperturbável.Ninguém o manda ser tão bom pois assim até parece fácil e desmotivante para os outros.A verdade é que já lá vão 7 titulos e a confirmação que é mesmo o melhor de sempre nesta vertente.E para o ano que vem lá temos outra vez de levar com ele ! Grande Loeb ! Frio,competitivo,low profile e genial...
3-RAFAEL NADAL (ATP nº1, vencedor de 3 grand slams em 2010)...Provavelmente o desportista mais forte psicologicamente do mundo na actualidade.E o que é isto de ser o mais forte psicologicamente ? É lidar o ano inteiro com a pressão,o querer ganhar sempre como se fosse a ultima competição/jogo da vida,o querer sempre mais e mesmo assim ser humilde,exemplar,trabalhador..epá brilhante !Para mim e para a maioria já é o melhor desportista que a Espanha alguma vez viu. Este ano além de Roland Garros (o costume)ainda venceu Wimbledon e o USA Open.Já medalha de ouro nos jogos, já com várias Taças Davis no curriculo só lhe falta mesmo o masters para Rafa ter tudo.E deixar o genio Federer no nº2...é preciso super super.Que batalha está prometida para 2011 entre estes dois monstros do desporto.Sorte para o ténis !!!
2-KELLY SLATER (ASP campeão do mundo )...neste caso vão 10 ! 10!!!!!Kelly é já um icone.Tudo no surf gira à sua volta. Aos 39 anos ainda lá anda no topo do topo a lutar contra uma geração nova de surfistas absolutamente fantástica que bem tentam tirá-lo do pódio.O americano tranquilo prossegue a sua fantástica carreira rumo ao olimpo.Nunca mais será esquecido e é um verdadeiro exemplo de profissionalismo e dedicação numa modalidade em nitido crescimento.Kelly is the man ! Enorme...gigante!
1 -DAVID RUDISHA (recordista do mundo dos 800 mtem pista )...Bom...desde logo um queniano a brilhar nos 800 mt não é assim tão frequente.Normalmente eles dominam tudo a partir dos 1500/3000 para cima.Fazê-lo como Rudisha fez este ano é praticamente impossivel. Não perdeu uma unica corrida e bateu o recorde do mundo...duas vezes !!!Fica a ideia que ainda vai fazê-lo mais vezes e a grande questão é se primeiro alguém o vence entretanto e depois se ele baixa para estratosféricos 1m40s !!!Experimentem ir a uma pista e tentar dar duas voltas em 50s cada! Se conseguirem uma..epá...o vosso nivel já é muito muito bom!!!Acrescento o facto que o antigo recorde de 800 mt do grande Kipketer já tinha 13 anos e era daqueles que muitos defendiam ser muito dificil lá chegar perto. Rudisha fê-lo 2 vezes e mais 3 vezes nos 10 melhores de sempre. Este foi o ano DAVID RUDISHA !!!

Referências especiais para Fabian Cancellara e Thor Hushovd no ciclismo, Federer e Soderling no ténis,Ronaldo, Messi e a equipa de Espanha no futebol, Ryan Lochte na natação, Tyson Gay no atletismo e Sebastian Vettel na formula 1. todos eles com épocas notáveis no alto rendimento !

Sem comentários: