terça-feira, 3 de janeiro de 2012

São Silvestres :Amadora Vs Lisboa ?!



No final do ano são já clássicas as corridas de São Silvestre. Na zona da grande Lisboa temos 3 provas que são as mais concorridas e conhecidas.A dos Olivais nunca é corrida no ultimo dia do ano mas costuma ter muita participação.Apesar disso não é uma prova na minha opinião daquelas que fica na memória.É boa para fazer um teste à forma mas de pouco mais servirá.De há 4 anos para cá temos uma São Silvestre realizada mesmo no centro da cidade e por isso denominada de S.Silvestre de Lisboa.Este ano a organização apostou em efectuá-la no ultimo dia do ano.A corrida da Amadora é a mais antiga e a mais prestigiada das 3 apesar das dificuldades de orcamento com que se tem debatido nestes ultimos anos.Mas mantém-se de pé e com a tradição de se realizar no ultimo dia do ano. Ora assim ficámos com 2 corridas prestigiadas realizadas num raio de 15 km com 2 horas de diferença no horário da partida no mesmo dia !Uma coisa à Portuguesa !Muitos argumentam que assim é melhor pois há mais por onde optar mas temo que a realidade não seja essa.O «universo» de corredores de pelotão tem crescido muito satisfatoriamente nos ultimos anos e felizmente que correr e ir a provas está na (boa) moda e já são milhares aqueles que desafiam o inverno e o ultimo dia do ano para se colocarem à prova perante percursos que até nem são de grau de dificuldade fácil de todo.Mas será que já há tanto corredor para viabilizar a realização de duas boas provas de atletismo no mesmo dia e quase à mesma hora em locais tão perto entre si ? Não me parece. E infelizmente espero estar enganado mas a curto/médio prazo uma delas vai começar a definhar.E nenhuma merecia !
Eu vou dar a minha opinião pessoal de quem fez a Amadora mais de 10 vezes e a prova de Lisboa pela 3ªvez embora este ano na qualidade de turista infiltrado (algo que não me agrada nada...)pois nem inscrito estava e limitei-me a seguir no longo e extenso pelotão a fazer um treino. Em termos de participantes Lisboa deixa a Amadora claramente a perder.É uma prova mais «moderna», num local muito convidativo (centro da cidade)e com uma organização nova com outro poder de marketing e criatividade.Em suma uma corrida a crescer e mais chamativa principalmente para o mercado dos novos corredores que estão a começar ou começaram nestas andanças há poucos anos.Mas como corrida em si e com tudo o resto que a envolve a Amadora bate Lisboa aos pontos e por larga margem.O publico é vibrante (em Portugal é dificil encontrar igual...), o percurso é absolutamente desafiante e espectacular obrigando os atletas a ir aos limites e o pelotão de corredores é bem mais categorizado.Além disso São Silvestre que é São Silvestre tem que ser corrida à noite !Dá outra cor à corrida.É dificil de explicar mas de certeza que muitos sentem o mesmo. Lisboa corrida às 16h00 é mais do mesmo.O publico não é nem muito numeroso (exceto na parte central do percurso)e muito menos entusiasta e o percurso é banal para quem já correu provas em Lisboa.
Obvio que como referi atrás os «novos corredores» vão voltar a Lisboa para o ano.Mas isso é porque nunca correram na Amadora.Aí o encanto é outro e o «bichinho» fica de imediato.Este ano fui apenas turista em Lisboa...mas só porque não devo ir correr na Amadora «coxo» !Para o ano que vem nem tenho duvidas.Amadora sem pestanejar...
De qualquer forma realço que Lisboa é uma boa prova e que merece sem duvida crescer e fixar-se no calendário. Mas porque não no dia 30 à noite? Cheguem lá a um acordo se faz favor (embora quem esteja a preparar maratonas ou goste de aventuras de resistência faça as duas...se lá chegar a tempo à Amadora !)
Fundamental : Keep Running ...

Sem comentários: