segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ironman Kona 2013



E tivemos um novo campeão este ano ! Nem Pete Jacobs que defendia o titulo de 2012,nem Craig Alexander que procurava um 4º titulo aos 40 anos, nem Andreas Raelert várias vezes no pódio e que procurava este ano o lugar mais alto. Só deu Frederik Van Lierde ! O belga que já no ano passado tinha ficado em 3º e que este ano tinha ganho praticamente tudo onde tinha entrado na longa distância ( Abu Dabhi e Nice )manteve o nivel e venceu sem contestação o maior titulo da sua carreira até hoje ( e mais não haverá...só ganhando novamente )- Campeão do mundo de Ironman !
Na «big island» em Kona assistiu-se a mais um dia espectacular como é sempre com os melhores triatletas do mundo da distância longa a batalharem contra o calor e os ventos, que este ano até estiveram bem calminhos segundo os relatos, para darem o seu melhor no evento do ano.
O belga foi como é habitual muito sólido em todos os segmentos mas este ano ganha a corrida na minha opinião em cima da bicicleta onde arriscou andar perto dos melhores «motores» e depois fez a diferença na corrida onde habitualmente é muito competente sem ser dos melhores corredores do mundo. Esses quando se aperceberam do estrago já tinham diferenças de quase 10 minutos para o belga e aí sabia-se que salvo um estoiro monumental Van Lierde tinha a corrida controlada.
A surpresa do dia para mim veio de Luke McKenzie que salvou os australianos ao ser 2º e a fazer a prova da sua vida. Arriscou o mais que pode na bike e na corrida simplesmente só não pode com a ultrapassagem natural do belga porque de resto já ninguém lá conseguiu chegar ! A «mota» alemã Sebastian Kienle ocupou o ultimo lugar do pódio e fez uma corrida algo incaracteristica para aquilo que costuma fazer . O actual campeão do mundo de 70.3 é conhecido pelo seu segmento de bicicleta demolidor. Este ano em Kona ou não arriscou mais porque não tinha pernas para isso ou estrategicamente resolveu não forçar tanto para poder estar mais solto na corrida. A verdade é que o resultado final não foi nada mau (um pódio...é um pódio) mas pode ainda ser melhor. Esteja o alemão num daqueles dias endiabrado em cima da bicicleta e nunca mais ninguém o apanha digo eu..
Bela estreia de Ivan Rana (ex campeão do mundo ITU )com um 6º final bem interessante. Prova boa do sul africano Cunnama que no entanto pode ganhar este titulo assim seja um dia mais agressivo. Boas provas de Tim O`Donnel (finalmente) e do estreante Tyler Butterfield que foi um espectacular 7º classificado a prometer muita luta nos próximos anos. Os veteranos alemães Timo Bratch e Faris mantêm a consistência de anos a fio e contiuam a fazer top 10 ! Muito bom. E que dizer de Bart Aernouts que é de longe o pior nadador de todos e faz um 8º lugar à geral no meio destes tubarões ? Para isso houve que ser o unico a correr abaixo das 2h45m na maratona ! E assim se fica a 3 minutos de um possivel top 5...
Nas senhoras tivemos o GRANDE MOMENTO DO DIA ! A pequena (em tamanho) australiana Mirinda Carfrae ganhou pela 2ª vez em Kona...e que vitória. Que ela corre muito já todos sabiamos. Que ela ia este ano ganhar e bater o recorde do percurso que era da Srª Chrissie Wellington...bom...isso eu não apostaria ! Mas foi o que sucedeu. Com um segmento de bike melhor do que costuma fazer partiu para a corrida com menos atraso do que é costume. Entusiasmou-se...foi por ali fora e após uma maratona em 2h50m (recorde...) tempo só batido por 3 homens...vence e termina com 8h52 destruindo o antigo recorde da britânica ! Lindo lindo lindo. Por falar em britânicas, agora todos já sabem que ali para aqueles lados o triatlo seja de distância sprint, olimpica ou longa é um caso sério. Se já todos sabem quem são os irmãos Brownlee,Helen Jenkins,Non Standford ou Jodie Stimpson estrelas do circuito ITU também deveriam saber que as britânicas na distância longa dão cada vez mais e mais cartas. Rachel Joyce e Liz Blatchford foram 2ª e 3ª classificadas promentendo um ano destes ganhar sem espinhas em Kona ! Nem Leanda Cave nem Caroline Steffen nem nenhuma das americanas conseguiu fazer frente ao pódio feminino.
Fica mais uma edição espectacular do melhor triatlo do mundo onde temos competidores de 80 anos (!?) e onde este ano não tivemos ninguém que não conseguisse efectuar o percurso de natação dentro do tempo limite algo que não me lembro de ter visto em Kona e já acompanho este prova há uns bons 15 anos !
O esforço do Ironman é lindo e ainda é algo que eu irei um dia destes sentir !Um sonho...um objectivo.

Sem comentários: