segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Super quenianos...novamente !



Mais uma maratona das melhores do mundo finalizada este fim de semana mais tempos canhões estabelecidos pelos incriveis corredores africanos. Desta vez em Chicago,conhecida por ser uma das mais rápidas do mundo,foi Dennis Kimetto (mais um nome a reter mesmo) a fazer uma marca bem abaixo das 2h03m ( 2h03m45s...) com também o 2º classificado Emmanuel Muttai a baixar da mitica barreira das 2h04m por 8 segundos !!! Isto significa que o recorde mundial estabelecido há dias em Berlim por Wilson Kipsang ficou a apenas 22 segundos de ser igualado ontem em Chicago. A receita foi e é a mesma. Juntam-se 5/6 africanos de grande nivel, colocam-se 2/3 lebres de luxo e confiança para uma passagem a rondar a 1h01m45 e depois é esperar para ver quem sobrevive. Normalmente tem acontecido que há duas a três marcas de grande nivel e que o resto acaba tudo por quebrar de forma drástica com resultados apenas aceitáveis. A isto em linguagem comum chama-se arriscar. Infelizmente hoje em dia tirando os africanos que são do outro mundo só há 2/3 japoneses de excelente nivel mas que correm como relógios suiços e não arriscam corridas loucas nem por nada e ...e...mais nada. Um europeu que corra para baixo de 2h10m é uma «ave rara».
Nas senhoras mais uma excelente maratona com 4 senhoras abaixo das 2h23m45s e neste caso com uma europeia no lote (Maria Konovalova -russa). Mais uma excelente performance de Rita Jeptoo com novo recorde pessoal e agora abaixo das 2h20m ! Não é mesmo para todas ! O ano passado tinha perdido a prova por 1 segundo. Este ano deixou a 2ª a praticamente 1 minuto de distância !
No inicio de Novembro vem a super famosa maratona de Nova York conhecida mundialmente mas com um percurso que não é de todo para tempos rápidos.No entanto temos muitos atletas da elite mundial na start list e de certeza que irá ser uma prova para recordar.

Sem comentários: