quinta-feira, 12 de março de 2009

Já passou...


Não vale a pena alongar-me muito. Domingo passado fui a Grândola como previsto fazer o duatlo btt, 3ª prova a contar para a taça de Portugal, e, a minha 1ª competição do ano. Excelente organização e percurso, óptimo ambiente e mais de 300 atletas à partida. Pena a minha prestação (84º lugar...) que foi o culminar da pior semana de treinos do ano cheia de problemas fisicos e profissionais,mau tempo e falta de confiança. Domingo estava ok mas as pernas e principalmente a motivação ficaram em Lisboa. Só assim consigo explicar uma 1ª corrida tão medrosa onde só me soltei na ultima das 3 voltas ao percurso. E numa prova rapidissima como esta não há hipótese! Para agravar a situação, os calços que levei para montar na bike que estava literalmente sem travões e completamente desafinada (saltou-me a corrente 5 vezes...) não serviam e lá fui fazer o possivel para não ter nenhuma queda. O que vale é que deu para reconhecer o percurso de btt antes e vislumbrar os pontos mais críticos.Claro que o tempo do segmento de bike foi miserável. Enfim...uma desilusão total em que a parte da mecânica da bicicleta é uma falha inteiramente inadmissivel da minha parte pois uma regra de ouro é sempre verificar se o material está em condições antes de qualquer prova.
Já estou a treinar novamente a 100% e percebi bem no domingo o que me falta e que aliás não foi surpresa. Ritmo ! Já tenho a distância do triatlo longo nas pernas e nos braços agora o ritmo...nem pensar. A malta tá toda a andar muito e houve uma evolução qualitativa incrível no «pelotão» nacional. Quem não corre 5 km a 3m30s/km ou menos escusa de pensar em ficar nos 20/30 primeiros. Além disso tem que estar muito forte na bicicleta para aguentar ritmos elevados. A natação é outra história mas dia 21 no ribatejo já se vai ver ainda por cima com os pesos pesados todos em prova ! È certinho que é sempre no limite. São outras guerras...
Por razões óbvias optei por não ir ao Cadaval e concentrar-me nos treinos. Voltarei para nova tareia no sábado dia 21 para o 1º triatlo da época onde espero ter bastantes melhores sensações.De qualquer forma foi positivo ter ido a Grândola pois só assim temos indicações de onde melhorar.Além disso toda a envolvência das provas é algo que não dispenso. Corra bem ou mal fica mais uma experiência de uma manhã (que tempo maravilhoso esteve) bem passada.
Para Lisboa faltam 6 semanas e meia...vamos ver o que acontece !
Não me queria alongar mas teve de ser. Serviu como desabafo e para olhar em frente !!!

4 comentários:

joaquim adelino disse...

Olá amigo Ricardo.
Tiramos sempre coisas positivas das provas em que participamos. Podem não correr bem mas acabamos por descobrir qual a razão, então procuramos melhorar para a próxima. Depois existe outra coisa muito importante que é o convívio que está sempre presente nessas competições. Continue a preparar-se e a próxima vez vai ver que correrá bem melhor.
Obrigado pelo comentário que deixou no meu blogue. Aquele local é excelente para o BTT, não raras vezes que eu vou para aquele percurso e cruzo-me com muitos praticantes de bicicleta, por isso por mim está convidado, logo que tenha disponibilidade é só combinar.
Um abraço.

MPaiva disse...

Caro amigo,

A haver uma prova que não corra bem, que seja no início da época´. Muitas vezes, quando começamos bem demais, corremos o risco de facilitar nos treinos pensando que tudo vai correr ainda melhor, quando isso não é bem assim!

Por isso mesmo, estou certo de que tiraste as ilações de tudo o que correu menos bem e que serás capaz de fazer melhor nas próximas provas.

abraço
MPaiva

david caldeirao disse...

é muita pressão teres que ser o 1º da equipa!!!
deixa-te de "mariquises"....

Ricardo Francisco disse...

Sr Adelino - È que quero mesmo combinar o treino consigo.Abraço
Sr Paiva- Obrigado pela força !Abraço

David - Tens razão ! Foi a pressão :) Só mesmo, sem desprimor, para os colegas de equipa que fizeram a prova tb,tão desfalcados é que eu podia ser o 1º.Este ano estamos realmente com um plantel curtinho. E se eu continuar a passear assim nem nunca mais ajudo a equipa em prova alguma. Vou-me mas é deixar de mariquices ! Abraço