domingo, 22 de março de 2009

Meia Maratona Lisboa

Hoje tive uma experiência bem diferente e interessante. Na ressaca da prova de ontem tinha 60 km de bike para fazer num ritmo bem lento. Pensei...porque não ir acompanhar a elite durante a meia maratona de Lisboa que hoje se realizou. Dito e feito ! Saí cedo de casa logo na bike e lá fui até Algés para seguir a prova na «bancada central». Foi realmente espectacular. Aquela malta não corre. Eles «passam o pézinho pelo asfalto» que aquilo até parece fácil. Um senhor que teve a mesma ideia que eu e que concerteza não tem treinado na sua btt até se viu aflito para acompanhar o ritmo imposto pelos africanos. Toda aquela festa envolvente com a ponte cheia de gente a correr, os atletas de cadeira de rodas que chegam a andar a 40km/hora ,o publico pouco mais uma vez sem ser em Belém à espera do «seu familiar»,os amigos que vemos em prova e que apoiamos para dar força etc, fazem do evento uma das maiores manifestações desportivas que ocorrem em Portugal todos os anos. È realmente uma logistica pesada que só dá para reparar melhor quando estamos de fora.
De assinalar que o meu GPS marcou sempre durante a prova entre os 20 e os 22km/hora. Este é o ritmo destes senhores. E pelos 15 km houve um esticão no grupo e aí o mesmo GPS chegou a marcar 25km /hora ! Experimentem num treino meterem-se a correr a 25 km /hora e depois imaginem. Na bicicleta vai-se bem :) ! Cheguei a casa com 60km exactos. Treino cumprido. Fui ver à tarde a transmissão que a RTP fez de manhã em directo da prova e que tinha posto previamente para gravar. Só uma palavra. Ridicula. Aquilo chega a meter dó ! Se tivesse ficado em casa a ver tinha desligado a TV. Simplesmente lamentável com o repórter a ser a estrela maior do «circo» !!!
Parabéns a quem fez a prova. Apercebi-me principalmente das excelentes provas do meu amigo Fernando Carmo e do Luis Mota ambos dentro da 1h16m. Espectáculo. Vou ter que ir bastante à pista para poder vir a morder os calcanhares destes dois amigos. Bem hajam !

4 comentários:

Unknown disse...

Ricardo, para a próxima é fazer a prova a pé, nao num veiculo. abraços

luis mota disse...

Olá Ricardo!
Deve ter sido muito bom assistir ao desempenho desses atletas.
Eu parti mais lento que o normal, uma vez que fiquei lá bem no fundo.
Recuperei bastante na segunda parte da prova e consegui um resultado que me animou bastante.
Bons treinos para ti.
Luís Mota

Fernando Carmo disse...

Ainda te vi, do lado de lá da linha a incentivar o pessoal.
Obrigado e até Setúbal, aí já com os 3 segmentos para nos divertirmos... :-D

MPaiva disse...

companhar a prova dessa forma deve ter sido mesmo espectacular. A velocidade dos "artistas" das corridas é mesmo alucinante. Quando faço séries curtas e consigo aguentar 1 minuto a 20 Km/h pergunto a mim mesmo como é possível aguentar essa velocidade durante uma maratona inteira como fazem os melhores do mundo!

abraço e continuação de bons treinos
MPaiva