segunda-feira, 27 de abril de 2009

Triatlo Internacional de Lisboa

4ª edição...4ªpresença...3ª vez que finalizo esta belíssima prova. Infelizmente em 2007 tive de abandonar por avaria mecânica na bicicleta já no retorno da ultima volta o que foi deveras frustrante na altura. Este ano tudo correu normalmente e fiquei feliz por ter finalizado sem problemas de maior. Feliz não significa realizado. Nem pouco mais ao menos...
Este ano como previa estive melhor que o ano passado. Nadei um pouco melhor, na bicicleta estive ela por ela ( mal ) e corri mais rápido. Esperava apenas uma inversão bike/corrida ou seja um segmento de bicicleta melhor e uma corrida abaixo do que fiz. Deu 4h57m mais 3 minutos que o ano passado porém desta vez o percurso tinha as distâncias muito aproximadas de um 70.3 e era por isso mais longo que o ano passado ! Ora vamos lá :

Natação : As ultimas 2 semanas de treino tinham sido finalmente razoáveis apesar de só ter nadado uma vez de fato este ano ( em Alpiarça )o que nota-se em prova pois eu prefiro provas sem fato o que é raro de acontecer e não era o caso. Parti talvez demasiado rápido para o meu nível e passei por algumas dificuldades no fim da 1ª volta. A partir daí entrei no ritmo e foi sempre a melhorar até ao final. Conclusão...não sei ainda nadar 1,9 km pois se de inicio marco um ritmo de triatlo sprint depois meto a mudança de uma natação de distância ironman. Tenho que encontrar o meio termo. A seguir transição algo lenta pois decidi calçar meias logo ali. De qualquer forma dentro de água pouca «porrada» e boa orientação nas boiás.

Ciclismo: Com o vento moderado como já se previa a coisa prometia ser dura. Tentei simplesmente seguir um ritmo certo e andei praticamente o segmento todo com 2 ou 3 outros competidores sempre no jogo do rato e do gato. Ora passava eu ora passavam eles sempre sem roda que é proibido nestas distâncias. De vez em quando lá passavam aquelas bestas a andar muito forte. Inclusive passou por mim uma concorrente feminina que nem deu hipoteses de poder seguir aquele ritmo. Conclusão...tenho ainda que comer muita sopinha. É aqui onde ainda estou a 50 % da forma que devia estar. Do que tinha planeado pedalar desde Janeiro cumpri aí uns 30%...como milagres aqui não existem ficou um ciclismo regular porém fracote para as minhas ambições futuras. De qualquer forma melhor que o ano anterior que tinha sido miserável.
Transição boa para a corrida, desta vez bem mais rápida.

Corrida : Saí logo o mais rápido que pude. Porventura até demais. Encontrei o ritmo certo e foi até ao fim sem nunca forçar aos limites. Fiquei algo surpreso pois não tenho feito kms para correr 20 km consistentes nem sequer fiz um unico treino especifico desde Janeiro. È a pura verdade. Só mesmo à entrada da ultima volta tive ali 3 ou 4 minutos em alerta. Depois voltei a soltar-me e na verdade penso que podia ter apertado um pouco mais. Conclusão...Se agora fizer mais volume e começar a ir com um grupo à pista 2 vezes por semana em Julho não irei ter problemas mesmo na altitude dos Alpes franceses. Na corrida recuperei se calhar mais de 50 ou 60 lugares...

Em traços gerais penso que cumpri os objectivos que tinha para esta prova que inicialmente era um dos pontos altos da minha época mas depois com os atrasos que fui tendo na preparação por diversos motivos ficou para 2º plano. O mais importante foi realmente ter ficado com indicadores bastante claros do que estou a valer por agora. Problemas a resolver urgentemente : Mais e mais treino de bicicleta, baixar o peso pois vê-se nas fotos que ainda estou GORDO e não á outra palavra para o definir, continuar a melhorar a natação que vai no bom caminho ( para o meu nivel claro ) e começar a pensar em correr a sério. Estão a fazer falta também aqueles treinos de transição ciclismo/corrida/ciclismo de 3 ou 4horas pois só assim podemos ter aquela «stamina» para este tipo de distâncias.
Resta acrescentar que este triatlo é o melhor que há em Portugal com 600 atletas de 23 países, 3 continentes representados, excelente convivio, óptima organização, excelente local, grande festa de triatlo com o publico a apoiar principalmente na corrida ! Para o ano que vem não falho !!!

4 comentários:

Fernando Carmo disse...

Pois. Eu tb estou a precisar de pedalar! 0Km desde o Jamor... Se quiseres companhia apita... agora até moramos mais próximo.
Já agora, parabéns. Um half é sempre um half, ande-se mais depressa ou mais devagar.
FC

MPaiva disse...

Francisco,

Muitos parabéns pela prova que conseguiste. Apesar de todas as dificuldades que tiveste na preparação, fizeste uma bela prova!
Agora, força na preparação para o próximo!

abraço
MPaiva

joaquim adelino disse...

Olá amigo francisco.
Parabéns pela excelente prova. Esse tipo de competição requer muita aplicação, é um desporto para super homens e muito bonito, porém muito desgastante, a quem eu admiro muito quem o pratica.
Continuação de bons treinos.
Abraço.

sica disse...

Ricardo já te tenho na mira nas próximas provas longas em que participar, passaste por mim na corrida que fiz a medo.
Parabéns pela prova