terça-feira, 15 de setembro de 2009

Finalmente...uma mudança a sério


Depois de, eu diria, uns bons 3 anos à vontade, onde andei à deriva finalmente sinto que estou a entrar nos eixos. E a razão da mudança foi simples e fácil. Chama-se «frustação e revolta interior» ! Dito assim até parece uma coisa grave mas não. Eu encaro a prática do triatlo ou outra actividade como algo saudável e que me dá prazer. Mas espera aí ! Ainda tenho dentro de mim um espirito competitivo que me andava a remoer a cabeça precisamente para me avisar que ele não estava «morto». Sabendo que as minhas limitações como praticante nunca darão para chegar ao alto nivel, como é obvio, nunca poderão de qualquer modo limitar a minha ambição legitima de fazer melhor. Muito melhor. Confesso que já andava a entrar numa saturação rotineira de treinar por obrigação e ir às provas (quando ía... )para chegar ao fim e tal. A questão que coloquei a mim mesmo foi : Tu adoras isto certo?...então já que «gastas» uma carrada de tempo a treinar porque não fazê-lo com pés e cabeça ? Parece muito simples mas às vezes a mudança tá ali à nossa frente e nós parece que temos «preguiça» para lá chegar !È amanhã, é para o mês que vem, é...como a canção do António Variações !

Há um mês atrás procurei um grupo de treino e aos poucos senti algo diferente. Tudo passou a ter muito mais piada outra vez. Conversei com o treinador desse grupo, que por acaso já tinha trabalhado comigo há uns anos atrás, e não só passei a poder integrar o grupo ( sem vedetas e tudo boa gente ) como voltei a ser orientado pelo mister António Cabral. E eu além de acreditar nos seus métodos e conhecimentos tenho um feeling que o vou supreender ( a ele e a mim mesmo ). Até agora já lá vão 8 treinos especificos e gradualmente vou reaprendendo a correr mais rápido. Há muito trabalho pela frente mas as minhas metas já estão em 2010 e bem definidas...Com trabalho e paciência a coisa vai lá.
Para 2009 em termos de triatlo acho que está terminado. A unica duvida é se irei fazer uma pequena brincadeira ao Estoril ( e sempre na prova curta ) só para matar saudades. Ir ao resto das provas só por ir e sem estar minimamente preparado para dar o melhor não. Isso agora acabou. Até ao final do ano já tenho um calendário mais ou menos definido de corridas de estrada para testar e uma pré temporada de inverno de bicicleta para fazer...bem feita. Em 2010 logo veremos se já não serei outro...bem menos pesadinho :)

3 comentários:

sica disse...

Força Ricardo, todos nós conseguimos superarnos quando devidamente motivados se juntarmos a isso um treino bem orientado com objectivos especificos o céu é o limite.
Aproveito para te dizer também que partilho a tua ideia, Triatlo para todos sem elitismos.

david caldeirao disse...

;-) estás a ficar mais "velho" e não queres!!! espirito competitivo e tal....
mas estou a gostar de ver B-)Objectivo/Planeamento/Cumprir/Atingir!!!
conselho:pensa bem nas provas que queres fazer, não serão muitas corridas? e poucos treinos longos de bike!!! atenção ao descanso :-P

André Pinto disse...

Pelo que li resta-me dar uma palavra de alento!Força e pensar sempre positivo!Sou um praticante de atletismo desde Jan 2006 comecei à pouco a treinar mais a sério e o meu objectivo a médio prazo é começar a fazer triatlo!
Gostava daqui a uns anos poder falar assim!
Passa pelo meu blog vou falando por lá do que vou fazendo no atletismo!
http://estoudeservico.blogspot.com/