sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Duelo de Titãs



Não é todos os dias(nem se calhar de 5 em 5 anos...)que temos uma corrida de estrada na distância de meia maratona com a presença de Mo Farah, o actual campeão olimpico e mundial dos 5000 e 10000 metros e considerado por muitos o melhor fundista do momento, Kenenisa Bekele actual recordista mundial dos 5000 e 10000 metros e anterior campeão olimpico nestas distâncias considerado porventura o mais talentoso corredor de meio fundo de sempre e Haile Gebresselassie ex recordista mundial, ex campeão olimpico e mundial provavelmente um dos 3 melhores corredores da história do meio fundo e fundo mundial desde os 3000 metros até á maratona !
Mas foi isso que aconteceu este ano na Great North Run onde se reuniram as condições para termos 3 deuses da corrida a competirem entre si. E se era esperado que Mo Farah, apesar de não ser ainda um corredor de distâncias mais longas como já é a meia maratona, ganhasse uma vez que este ano só tinha perdido uma prova (com o queniano Edwin Soi em 5000mt na pista...) Bekele que tem estado afastado dos seus melhores dias no ultimo ano e meio puxou do seu orgulho e junto-lhe a sua enorme qualidade para levar de vencida o britânico e fazer uma estreia muito interessante na distância  a terminar em cima da 1 hora !
E que dizer do «velho» Gebre que já com 40 anos ainda acompanhou estes dois colossos praticamente até aos 19 km e ainda terminou dentro da 1hora ?!?!?
Ficou uma grande corrida, fora dos grandes campeonatos e afins, que mostra que Gebre será sempre um deus do desporto mundial e que tanto Bekele como Mo Farah podem e vão concerteza mostrar que também na estrada virão a dar cartas e serem maratonistas de topo mundial daqueles que podem colocar o recorde do mundo abaixo das 2h03m. Vai uma aposta ?
Domingo novo duelo de titãs em Berlim na conhecida maratona local : William Kipsang Vs Makau - dois dos 3 mais rápidos de sempre na distância ( Makau é o recordista mundial...). Espectáculo garantido !

Sem comentários: