sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Será domingo ? Mundiais de estrada ao rubro !



É uma pergunta que há uns anos atrás a nós portugueses nem fazia sentido fazer pois as probabilidades de termos alguém minimamente preparado para sonhar com um possivel pódio nos mundiais de estrada (ou mesmo ganhar ?!)era utópico. Uma vitória há uns atrás representava ter um ou dois corredores a terminar a prova de preferência num lugar honroso que significava chegar com o pelotão principal. Eram estas as ambições antigas !Felizmente que esta nova geração de corredores não pensa assim ! São poucos mas muito bons. E mesmo os juniores já vão lá com outras ideias !Culpados ? Sim. O maior chama-se Rui Costa. Pois, aquele rapaz que este ano não lhe chegou ganhar uma etapa do tour e teve de ganhar logo duas e revalidar a vitória na volta à Suiça bem como uma série de top`s 10 em corridas importantes de 1 dia ! Depois outros como Tiago Machado,André Cardoso, José Mendes e Nelson Oliveira fazem dos ciclistas portugueses corredores já olhados de outra forma e respeito.
Por tudo isto no domingo na corrida de elites do mundial de estrada vai estar tudo em aberto. Temos aqui uma verdadeira oportunidade de termos um corredor campeão do mundo de estrada ! Obvio que será muito muito dificil não só pela valia dos adversários mas sim pelo facto de Portugal,devido ao seu ranking, só poder levar 3 corredores. Logo o controlo da corrida vai ser dos outros mas isso até poderá ser algo que vire a favor. Veremos se sim ou não.
Rui Costa terá uma verdadeira chance mas está obviamente marcado por todos. Depois temos André Cardoso já experiente nestas andanças e vindo de um top 20 na vuelta ! Tiago Machado é outro que poderá fazer estragos pois além de já não se intimidar com estes palcos tem a irreverência própria para ser util neste tipo de corridas de um dia. Por isso preve-se uma corrida muito boa do trio português domingo. Favoritos? Uiii. Desde Sagan ( o maior favorito penso eu) a Cancellara passando por Valverde e Froome até aos italianos temiveis a jogar em casa, Gilbert o actual campeão, Contador é Contador, os franceses com uma geração excelente a despontar, Nibali o «patrão» da casa passando pelos holandeses,alemães, americanos e australianos a pelo menos 20 corredores que poderão vencer. Mas nesses 20 temos um português à espreita. E isso faz toda a diferença...

Sem comentários: